O ácido fólico também é chamado de vitamina B9, vitamina B11 ou folato. Na maioria das vezes associamo-nos ao facto de que as mulheres grávidas deviam tomá-lo, mas o ácido fólico é necessário para todo o ser humano, e muito. as pessoas sofrem com as suas deficiências. Infelizmente, para além das senhoras que estão à espera para compensar a falta, querida. I embora as maiores consequências sejam muito pouco ácido fólico. causa realmente em mulheres grávidas (podem ocorrer defeitos fetais), todos nós devemos cuidar da sua quantidade adequada em dieta. O que é ácido fólico, qual é o seu papel no corpo e porque é tão importante para as futuras mães.

Ácido fólico – características

Desde os primeiros momentos, todo o ser humano precisa de ácido fólico. A demanda por este ingrediente não diminui até a velhice. O ácido fólico (vitamina B9, B11, vitamina M, folato, folatina) é chamado de um grupo de ingredientes, que inclui cerca de 20 derivados da pterina. O ácido fólico ocorre naturalmente em muitos tecidos de plantas e animais e foi descrito pela primeira vez na década de 1940, quando as folhas de espinafre foram tiradas sob uma lupa. O nome do ácido vem do latim folium, que significa folha. O ácido fólico é uma substância amarela, bem solúvel em água.

Em termos de estrutura química, o ácido O filme é uma combinação da base de ácido pterino ácido p-aminobenzóico (PABA) e ácido glutâmico. O mais alto A atividade biológica é mostrada como tetrahidrofolato (TH4-folian).

Ácido fólico – ação e imóveis

O ácido fílmico participa de o crescimento correcto de todas as células e regula o seu a funcionar. Isto é feito por síntese de ácidos dos núcleos a partir dos quais a matriz genética de DNA é formada – um processo, na qual a vitamina B9 também está ativamente envolvida. Em combinação com vitamina B12 o ácido fólico participa na criação e desenvolvimento de de glóbulos vermelhos, por isso é hemorrágica e pode para prevenir a anemia. Alguns cientistas afirmam que o ácido podem prevenir alguns cancros, especialmente estes, associados a órgãos reprodutores femininos, como o cancro do colo do útero útero.

Em combinação com outras vitaminas de O ácido fólico do grupo B afecta os níveis normais de homocisteína – um aminoácido cuja alta concentração pode perturbar os processos células fisiológicas (particularmente perigosas para as células que estão se desenvolvendo de forma intensiva). Os últimos dados também o provam, que demasiada homocisteína no corpo pode contribuir ao desenvolvimento de doenças cardíacas, ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Homocisteína também aumenta o nível de colesterol ruim, que é Os caminhos-de-ferro contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose. Este aminoácido reduz o nível de óxido nítrico, um composto que dilata os vasos Sangue.

O corpo humano está a tentar manter níveis normais de homocisteína, convertendo-a em cisteína, que ocorre em praticamente todas as proteínas, incluindo em queratina capilar ou metionina. A última proteína serotonina é formada, melhorando o nosso humor e permitindo relaxamento calmo e saudável e um sono forte, bem como norepinefrina, que é responsável pela nossa energia para operar em do dia. Estas são as chamadas hormonas da sorte, que são muito importantes papel no corpo, por isso vale a pena cuidar do seu nível adequado. Estudos têm mostrado que em pessoas com depressão e síndrome de Down de humor, muitas vezes é notada uma deficiência de ácido fólico.

Deficiência de ácido fólico – sintomas

Uma deficiência de ácido fólico pode levar a:

  • anemia;
  • doenças degenerativas;
  • osteoporose;
  • doença cardiovascular;
  • a ocorrência de defeitos fetais.

Excesso de ácido fólico – sintomas

O ácido fólico é uma vitamina que tem podemos ter demasiado. Estima-se que um nível demasiado alto de ácido O filme pode intensificar o processo de carcinogénese com alterações precoces de cancro.

Consumo de ácido fólico em também grandes quantidades podem mascarar as consequências de de deficiência de vitamina B12, que é muito perigosa porque a deficiência desta do componente leva à anemia, alterações no sistema nervoso, e distúrbios mentais.

Onde ocorre ácido fólico – fontes

As maiores quantidades de ácido fólico são encontradas em vegetais verdes escuros, legumes, frutas e produtos cerealíferos. Infelizmente, durante o tratamento térmico e a exposição à luz solar, a vitamina B9 desintegra-se rapidamente. Durante o cozimento, os produtos perdem até 70% de ácido fólico, e o armazenamento prolongado dos alimentos pode reduzir a quantidade pela metade. Além disso, o corpo humano não tem a capacidade de armazenar esta vitamina durante muito tempo, pelo que deve ser sistematicamente fornecida. A absorção do ácido fólico é melhorada pela vitamina C (a sua adição em certa medida protege a vitamina B9 da decomposição), outras vitaminas B e biotina (vitamina H).


Entre as melhores fontes de ácido fólico, nós nos distinguimos:

  • lentilhas (1 copo de lentilhas cozidas é cerca de 326 µg);
  • Grão-de-bico (1 copo de grão-de-bico cozido é cerca de 310 µg);
  • feijão pinto (1 copo é cerca de 310 µg);
  • Espargos (200 g é cerca de 298 µg);
  • espinafre (200 g é cerca de 292 µg);
  • Alface romana (200 g é cerca de 272 µg);
  • brócolos (200 g é cerca de 194 µg);
  • folhas de nabo (150 g é cerca de 177 µg);
  • repolho (200 g é cerca de 160 µg);
  • Beterrabas (180 g é cerca de 144 µg);
  • Rebentos de Bruxelas (200 g é cerca de 122 µg);
  • abacate (140 g é cerca de 113 µg);
  • salsa (60 g é cerca de 91 µg);
  • Couve-flor (200 g é cerca de 88 µg);
  • ervilhas verdes (140 g é cerca de 88 µg);
  • quinoa (180 g é cerca de 76 µg);
  • laranjas (1 peça é cerca de 72µg);
  • sementes de girassol (30 g no topo aprox. 68 µg).

O interessante é que a vitamina B9 é um dos poucos cuja forma sintética é absorvida melhor do que da comida, porque quase 100%, enquanto da comida nós mantemos cerca de 50% deste componente.

Quando é que o nível do filme no nosso corpo desce? É uma grande perda quando vivemos sob stress crónico, bebemos grandes quantidades de café e álcool, fumamos. A decomposição do ácido fólico também ocorre quando se toma ácido acetilsalicílico e certos contraceptivos. A deficiência também ocorre com dietas restritivas.


Dosagem de ácido fólico


Dose diária recomendada de ácido de papel de alumínio, dependendo da faixa etária, é parecido com isto:

  • crianças: de 1 a 3 anos de idade – 150 μg; 4. a 6. 200 μg; 7. a 9. – 300 μg
  • meninos: 10 a 12 anos – 300 μg; 13 a 18 anos – 400 μg;
  • Meninas – 10 a 12. vida 300 μg; 13 a 18 anos de idade 400 μg;
  • Homens: 400 μg;
  • mulheres: 400 μg;
  • mulheres grávidas: 600 μg;
  • 500 μg para mulheres que amamentam.

Ácido fólico durante a gravidez

Especialistas recomendam o uso de ácido fólico não só para mulheres que já estão grávidas, mas também para aquelas que estão tentando ter um bebê. O primeiro núcleo nervoso de uma criança, também conhecido como bobina nervosa, que depois se transforma em medula espinhal e cérebro, começa a se formar entre 17 e 30 dias após a fertilização. Este é um período em que muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas e já têm uma maior necessidade de vitamina B9.

Muito pouco ácido fólico durante a criação destes órgãos causam defeitos no seu desenvolvimento. Talvez levará a que a medula espinhal e o cérebro fiquem e o seu desenvolvimento será interrompido. Em tal a situação pode levar a uma hérnia cerebrospinal, de desmiolação e espinha bífida. Com a falta de inteligência de uma criança só pode sobreviver algumas horas. Espinha bífida causa a inércia da parte inferior do corpo, muitas vezes combinada com uma deficiência mental.

Na Polónia, tais defeitos ocorrem 1-2 vezes por 1000 nascimentos, o que é um número e tanto. Portanto As mulheres que pretendem engravidar são aconselhadas a complementar a suplementação ácida 0,4 mg de filme por dia durante vários meses antes eles vão começar a tentar ter um bebé.

Dosagem de ácido fólico durante a gravidez

A vitamina B9 é considerada como mais importante durante a gravidez. Pode, claro, ser consumido juntamente com a comida, usando uma dieta apropriada. No entanto, tal como Eu mencionei anteriormente, o ácido fólico é absorvido dos alimentos. menos do que na forma sintética. Portanto, as mulheres grávidas deve ser baseado numa boa suplementação deste ingrediente.

Durante a gravidez, o ácido fólico toma participação na regulação celular e contribui para a adequada de crescimento de glóbulos vermelhos. Vale a pena lembrar que em mulheres grávidas É importante garantir a segurança não só da criança em desenvolvimento, mas também a futura mãe, e ela pode facilmente apanhar uma infecção ou contrair anemia. É por isso que o é tão importante ter uma nutrição adequada e mantê-la sob controle suplemento médico. Estudos mostram que o consumo de ácido durante a gravidez reduz o risco de defeitos do tubo neural em uma criança em até 70%, e uma ingestão a longo prazo desta vitamina protege de mulheres antes do cancro do colo do útero.

Quanto tempo demora a tomar ácido fólico durante a gravidez?

Os médicos recomendam o uso de ácido da 16ª semana de gravidez e eles salientam que a sua A suplementação antes e logo no início da gravidez é o mais importante, porque é aí que a escassez deste mineral pode ter o pior consequências. A dose sistemática de ácido durante a gravidez também é de cerca de 0,4 mg por dia. Não há medo de ter uma overdose desta vitamina, porque é excretado com urina.

Há casos em que justifica-se tomar doses mais elevadas de ácido fólico em grávida. É isto:

  • uma gravidez gémea;
  • o indicador BMI acima de 30;
  • a fumar cigarros.

É recomendada uma dose de 1 mg de ácido fólico também para mulheres grávidas que sofrem de megaloblasticidade e hiperhomocysteinemia. Mulheres com epilepsia que estão em gravidezes anteriores tiveram defeitos no sistema nervoso, devem tomar até 4 mg de ácido fólico por dia.

Uma dieta rica em ácido fólico – bases

Embora o ácido fólico seja o mais comum que você ouve no contexto de mulheres grávidas, você precisa disso a todo o ser humano. Pessoas que não mostram um aumento precisam desta vitamina, eles não precisam de mais suplemento, se eles tomarem conta da quantidade apropriada de ácido de plástico na dieta. Como é que se faz uma dieta rica em ácido fólico?

Como aumentar a quantidade de ácido fólico a fazer uma dieta?

Há várias regras que podemos para aumentar a quantidade de ácido fólico no nosso dieta.

Coma muita fruta e legumes

Os legumes e frutas são os melhores uma fonte de folatos na sua forma natural. Além disso, em uma dieta eles devem há também outras fontes de ácido fólico, entre outros pães integrais ou cereais.

Selecione o mínimo processado

Sob a influência da alta temperatura, o ácido a folha de alumínio está a decompor-se rapidamente. Também é sensível a o efeito da luz, por isso devemos armazenar os alimentos em embalagens bem fechadas, em lugares escuros. Se já temos de cozinhar legumes, é melhor fazê-lo como a mais curta e mínima quantidade de água, que também não devemos Despeje-o porque absorve grandes quantidades de ácido fólico. Água depois Podemos usar vegetais de cozinha para preparar o molho, por exemplo.

Suplementação

Se você não for capaz de implementar à dieta de produtos que contêm composição fílmica e você suspeita que estás a perdê-lo, usa o suplemento. Forma sintética A vitamina B9 é muito bem absorvida e certamente irá ajudar para compensar as nossas falhas.

Ácido fólico – resumo

Ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou folato é um ingrediente essencial para a todas as pessoas, tanto crianças como adultos. O maior A necessidade deste ingrediente é demonstrada por mulheres grávidas, especialmente no início, porque a vitamina B9 reduz significativamente risco de defeitos do tubo neural que podem resultar em danos na coluna e no cérebro. Os médicos recomendam ácido fólico solicitar alguns meses antes de se candidatar a o bebé e pelo menos até à 16ª semana de gravidez. Estudos mostram que O ácido fólico também pode prevenir o cancro do colo do útero, por isso a sua suplementação é recomendada para as mulheres.

A Folacina pode ser fornecida a partir de alimentos, suas maiores quantidades estão em vegetais e frutas cru. Alta temperatura e luz contribuem para uma rápida decadência de ácido fólico, portanto, para aumentar a sua quantidade na dieta, a manipulação dos alimentos deve ser mantida a um nível mínimo e Armazenar os alimentos em embalagens hermeticamente fechadas. A vitamina B9 é uma das poucas cuja forma sintética é absorvido melhor do que a comida, por isso as mulheres grávidas e pessoas que suspeitam de uma deficiência de ácido fólico em si mesmas, eles devem apostar num suplemento.