A saúde é a coisa mais preciosa que temos e é por isso que cuidar dela é o nosso dever. Infelizmente, nem sempre é como gostaríamos que fosse e ao longo da nossa vida ficamos com doenças menores ou maiores. Estas podem ser infecções pequenas e relativamente inofensivas, bem como doenças mais graves, incluindo o cancro de vários órgãos internos. As causas do seu desenvolvimento são variadas, sendo uma das mais comuns o stress oxidativo, resultado da acção dos perigosos radicais livres. A sua influência destrutiva sobre todo o organismo deve ser imediatamente contrariada através da introdução na nossa dieta de produtos cheios de antioxidantes, também chamados antioxidantes.

O que são os radicais livres e como eles atacam o nosso corpo

Radicais livres e antioxidantes

Os benefícios dos antioxidantes para a nossa saúde são muitos e iremos entrar neles com mais detalhes abaixo. No entanto, devemos primeiro aprender quais são os seus antagonistas, ou seja, os radicais livres contra os quais eles têm de lutar constantemente.

Por radicais livres, também chamados Espécies Reativas de Oxigênio (ROS), entendemos átomos de oxigênio que, como resultado de vários processos, “perderam” um elétron normalmente localizado em sua última órbita. Em tal situação o átomo começa a comportar-se “agressivamente“, procurando este electrão em falta, querendo restabelecer o equilíbrio perturbado. Para isso, ataca os átomos de oxigénio vizinhos e, ao privá-los de um electrão, desencadeia uma “reacção em cadeia” específica, em resultado da qual são produzidos cada vez mais radicais livres no corpo humano, multiplicando-se a um ritmo acelerado. Outro perigo muito sério é que em muitos casos eles danificam não só outros átomos de oxigênio, mas também átomos de proteínas, que são essenciais para a saúde.

Causas dos radicais livres

Uma das pedras angulares da nossa boa saúde é portanto um equilíbrio constante entre a quantidade de radicais livres e os antioxidantes que os combatem. Há muitas razões para a formação dessas moléculas perigosas, algumas das quais infelizmente somos culpados de nós mesmos, e as causas mais comuns são:

  • dieta inadequada levando a fortes perturbações das reacções metabólicas que ocorrem no organismo, dominadas por alimentos extremamente nocivos altamente processados que rapidamente perturbam o equilíbrio oxidativo natural;
  • Exposição prolongada à radiação UV;
  • poluição do ar, como smog;
  • vivendo em constante stress, arruinando o corpo tanto mental como fisicamente;
  • uso excessivo de álcool, o que muitas vezes prejudica a saúde de forma irreversível;
  • fumo compulsivo;
  • tomar certos medicamentos sem consulta prévia com um médico;
  • falta de ritmo sono-vigília adequado, problemas com o adormecimento e insônia;
  • treino físico demasiado extenuante, especialmente treino de força, após o qual o corpo leva muito tempo a recuperar.

Doenças causadas por um excesso de radicais livres

médico à secretária

Todas estas causas, que resultam num rápido aumento dos radicais livres, são ao mesmo tempo responsáveis pelo desenvolvimento de muitas doenças, as mais perigosas das quais são vários tipos de cancro. Além disso, estes átomos não emparelhados, que percorrem o corpo e danificam o nosso DNA, também podem tornar-se a causa de doenças como

  • doenças cardiovasculares, especialmente aterosclerose, hipertensão, infarto do miocárdio;
  • golpe;
  • Alzheimer e Parkinson doença;
  • problemas oculares, como cataratas;
  • doenças de pele, eczema, psoríase, acne;
  • o envelhecimento acelerado e prematuro da pele;
  • gastrite ou duodenite;
  • insuficiência renal;
  • pancreatite crónica;
  • artrite;
  • diabetes das fases I e II.

Antioxidantes, uma barreira contra átomos de oxigénio não emparelhados

Como você pode ver pelos exemplos acima, é impossível ignorar a ação destrutiva de um excesso de átomos de oxigênio não emparelhados, às vezes causando um verdadeiro caos dentro de nossos corpos. A única proteção eficaz contra eles é o fornecimento de munições apropriadas, que são antioxidantes. São compostos químicos que não só atenuam os efeitos dos radicais livres, mas também os removem do corpo, evitando assim danos celulares irreversíveis.

Atuando dentro do nosso corpo os antioxidantes podem ser divididos em dois grupos, distintos por como e onde eles são formados:

1. antioxidantes endógenos

Como o nome sugere, sintetizado naturalmente pelo nosso corpo, que inclui, entre outros, os seguintes compostos:

  • coenzima Q10, que contraria a oxidação lipídica e assim protege as membranas celulares, um componente de muitos cosméticos anti-envelhecimento e restaura a firmeza e elasticidade da pele;
  • glutationa, desintoxicando o corpo a nível celular, removendo todas as substâncias que ameaçam a saúde;
  • Oácido alfa-lipóico, que não só remove os radicais livres por si só, como também melhora os efeitos de outros antioxidantes, como a vitamina C;
  • bilirrubina, também caracterizada por um forte efeito anti-inflamatório, e níveis mais altos no sangue protegem melhor contra o câncer de pulmão, causado, entre outras coisas, pelo fumo compulsivo;
  • l-carnitina, um composto químico também conhecido pelas suas propriedades de perda de peso, envolvido no transporte de células de gordura para as mitocôndrias, onde é convertido em energia;
  • melatonina, que também ajuda com problemas de sono, alivia estados de alta tensão nervosa, incluindo sintomas de stress, e ajuda a relaxar e a descontrair completamente.

2. Antioxidantes exógenos

Vitaminas e minerais

Substâncias que o nosso corpo é incapaz de produzir por si só, ou produz em quantidades insuficientes, ainda que sejam igualmente necessárias para neutralizar os radicais livres. É por isso que devem ser fornecidos de fontes externas, na maioria das vezes com alimentos ou suplementos dietéticos que os contenham, e esses compostos incluem:

Vitamina A

Também chamado retinol ou beta-caroteno, um dos mais importantes para a saúde, cujas deficiências se manifestam por distúrbios visuais, enfraquecimento da imunidade, fragilidade e fragilidade do cabelo levando até a calvície, pele seca e seu aumento da susceptibilidade a doenças, eczema ou acne.

Vitamina C

Bem conhecido, amplamente utilizado na medicina e cosmética, o ácido ascórbico, um dos antioxidantes naturais mais fortes, suportando a acção de outras vitaminas como a vitamina E, regulando a pressão arterial, a função cardíaca e todo o sistema circulatório, baixando os níveis de colesterol LDL no sangue, responsável pela síntese de colagénio, acelerando a cicatrização de feridas, aumentando a imunidade.

Vitamina E

Segundo muitos especialistas é o antioxidante mais forte, também conhecido como “vitamina jovem“, proporcionando a maior proteção contra o estresse oxidativo, prevenindo o fenômeno de agregação, ou seja, o acúmulo de plaquetas sanguíneas, cuidando do nível adequado de colesterol. Além disso, suporta a visão, melhora a eficiência muscular, permitindo uma atividade física mais intensa necessária no combate ao excesso de peso, hidrata e lubrifica a pele, interrompendo assim o processo de envelhecimento.

Polifenóis

Substâncias que minimizam significativa e rapidamente o risco de cancro, melhoram o funcionamento do coração, dos sistemas circulatório e imunitário, regulam a tensão arterial, selam as paredes dos vasos sanguíneos, têm propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Minerais

Zinco, essencial para um cabelo, pele e unhas saudáveis; cobre, que está presente apenas em quantidades vestigiais, condiciona o crescimento adequado dos vasos sanguíneos e das células imunitárias, ajuda a armazenar energia nas mitocôndrias; selénio, que suporta o funcionamento da tiróide e previne o seu hiper ou hipotiroidismo, bem como pancreatite e dor acompanhando as condições inflamatórias das articulações.

Flavonóides

Outro antioxidante necessário para uma boa saúde de longa duração, neste caso de origem vegetal, de efeito terapêutico mesmo versátil. Fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos enfraquecidos por doenças, contrariam os sintomas problemáticos das alergias, combatem os vírus além dos radicais livres, ajudam a remover toxinas do corpo através da ação diurética, aumentam a absorção de vitaminas e outros nutrientes.

Antioxidantes na dieta, quais os produtos que os contêm

produtos com antioxidantes

Portanto, se sentirmos os efeitos negativos dos radicais livres, devemos mudar imediatamente a dieta, cuidar da presença de produtos com atividade antioxidante comprovada. Ao contrário das aparências, compor um menu tão novo não é difícil, informações sobre este assunto podem ser facilmente encontradas em sites dedicados a um estilo de vida saudável, podemos sempre consultar um médico ou nutricionista. Na lista de produtos que, segundo as recomendações dos especialistas, nos protegerão do stress oxidativo, devemabsolutamente incluir:

  • frutas e vegetais frescos, a mais rica fonte das vitaminas e flavonóides acima descritos, e a maioria deles pode ser encontrada em pimenta vermelha, espinafres, brócolos, salsa, couve-flor, batata, cebola, tomate, laranja, framboesa, limão, toranja ou abacaxi
  • Leguminosas, tais como ervilhas, feijões e favas, que contêm grandes quantidades do valioso zinco;
  • produtos animais, peixe do mar, cavala, sardinha, fígado, carne de aves,produtos lácteos e ovos, que fornecem ao corpo coenzima Q10, polifenóis e vitamina A;
  • Nozes, avelãs, nozes ecastanhas do Brasil, que por sua vez têm selênio e zinco;
  • gorduras vegetais, mas apenas as saudáveis, como o óleo de coco, no qual além das vitaminas A e E podemos encontrar valiosos ácidos gordos polinsaturados Omega – 3, benéficos para o nosso coração;
  • chá verde, não só propício à rápida redução de peso, que é também outra fonte de polifenóis, como também o efeito antioxidante é demonstrado pelo azevinho paraguaio, tão popular e saudável yerba mate. Embora grandes quantidades de álcool não sejam recomendadas, um copo ocasional de vinho tinto seco também ajudará a se livrar dos radicais livres;
  • Cereaisintegrais, pãointegral escuro, massas integrais, arroz integral, grumos e farelo, sem os quais não podemos cuidar do nível adequado de minerais antioxidantes e fibra dietética, necessários para a boa condução de todos os processos digestivos.

Fontes:

  • https://www.healthline.com/health/oxidative-stress
  • https://www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-antioxidants
  • https://www.healthline.com/nutrition/antioxidants-explained