Viver hoje, cheio de conveniências técnicas, faz com que a nossa existência se limite gradualmente a espaços fechados. Passamos a maior parte do dia no trabalho, o que, em muitos casos, nos obriga a tomar uma posição sentada, apenas aparentemente confortável. Depois de voltar para casa, sentamo-nos novamente num sofá ou numa poltrona, e um estilo de vida tão pouco saudável começa rapidamente a ter um impacto negativo na nossa saúde. Os médicos até soam o alarme, mas na maioria das vezes eles são ignorados, e nós continuamos a fazer nosso trabalho, prejudicando a nós mesmos todos os dias. No entanto, temos de decidir sair de casa, e a actividade física, embora inicialmente cansativa, vai começar a trazer-nos muitos benefícios ao longo do tempo.

Atividade física – como defini-la

Nordic Walking w parku

No entanto, antes de começarmos a correr maratonas ou escalar picos de montanhas, vale a pena saber o que é realmente essa atividade física, para a qual estamos constantemente sendo incitados. Esta noção está praticamente inseparavelmente ligada à prática de alguma modalidade esportiva e deve ser considerada sob este ângulo. Existem muitas definições de actividade física, por vezes diametralmente diferentes umas das outras, dependendo se é administrada por médicos ou treinadores desportivos.

É melhor entendido como todas as actividades físicas que resultam na melhoria da forma física e do desempenho físico do corpo, permitindo o seu correcto desenvolvimento. Tem um efeito positivo sobre o sistema esquelético e articular, músculos, coração e sistema circulatório, e até sobre o cérebro e sistema nervoso. Outra definição igualmente útil, apenas dada por médicos, diz que o conceito de atividade física inclui todos os movimentos feitos pelo corpo humano causados pelas contrações de seus músculos. Portanto, podemos dizer que estamos ativos praticamente o tempo todo, mas esta atividade nem sempre traz resultados positivos.

Atividade física – significado para o corpo humano e sua saúde

Família em bicicletas

Seria difícil encontrar um homem que nem uma vez tenha ouvido o ditado “movimento é saúde” e esta é uma verdade honesta, mas geralmente subestimada. Isto já se aplica a praticamente todas as sociedades ocidentais, incluindo os habitantes do nosso país, dos quais mais de 60% são difíceis de forçar qualquer esforço. Os constantes apelos da comunidade médica ou da Organização Mundial da Saúde, indicando que devemos finalmente sair de casa e sair de casa pelo menos 60 minutos por dia e várias vezes por semana, parecem não ter qualquer utilidade aqui. Se não o fizermos, temos de contar com uma deterioração gradual da nossa saúde, levando ao desenvolvimento de muitas doenças que estão até a ameaçar as nossas vidas.

Os benefícios do esforço físico regular não podem ser superestimados, por isso é recomendado não só para adultos, mas também para crianças e adolescentes, condicionando o seu bom desenvolvimento, também mental. Se começarmos a aventura com caminhadas diárias regulares, passando gradualmente à prática de algum esporte, rapidamente perceberemos o quanto nosso corpo reage positivamente a ele. Os cinco benefícios de saúde mais importantes, também indicados por especialistas, que ganharemos graças a isso, são:

1) Sem problemas de manutenção de peso

A actividade física, juntamente com uma dieta apropriada para a perda de peso, são as duas bases para manter um peso adequado, o que reduz significativamente o risco de excesso de peso e obesidade. O exercício regular evita eficazmente o ganho de peso, ao mesmo tempo que ajuda a regular os processos digestivos, melhorando, entre outras coisas, o peristaltismo intestinal responsável pelo mesmo. Começamos a queimar o excesso de calorias e tecido adiposo na forma de dobras em diferentes partes do corpo. A dieta correta significa que não corremos mais o risco de contrair diabetes, com o qual as pessoas doentes muitas vezes começam a ganhar peso rapidamente.

2. um coração forte e circulação adequada

O excesso de peso e sua forma mais perigosa, a obesidade, são as duas causas mais importantes de doenças cardíacas e cardiovasculares, contribuindo para a morte de milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo. O esforço físico intenso aumenta a capacidade do músculo cardíaco, permitindo um melhor fluxo sanguíneo, baixando uma pressão demasiado alta e regulando o ritmo cardíaco. Tal como a circulação sem perturbações, mantém níveis seguros de colesterol no sangue, uma parte importante da prevenção da arteriosclerose. A pressão arterial adequada, por sua vez, reduz o risco de ataque cardíaco e AVC.

3 Controlar os efeitos do stress

Não há como negar que a maioria de nós leva um estilo de vida bastante nervoso, que é propício ao desenvolvimento de outra doença, que é o stress, que tem até um impacto destrutivo em todo o corpo. A actividade física regular tem um efeito positivo no trabalho do sistema nervoso, o que é possível graças a uma melhor oxigenação do cérebro. O esforço intensivo nos permite relaxar totalmente, mais endorfinas, ou seja, “hormônios da felicidade”, são liberados, o que nos coloca em um perfeito estado de espírito. Sentimo-nos totalmente relaxados, regeneramos mais rapidamente após o exercício e não estamos mais ameaçados de insônia e depressão.

4. Sistema imunitário fortalecido.

Um sistema imunitário funcional pode ser comparado com a linha de defesa, uma barreira natural que protege o corpo contra possíveis infecções. A falta de movimento por vezes enfraquece-a a tal ponto que se revela ineficaz mesmo no caso de uma constipação comum. Portanto, vamos cuidar de reforçar a imunidade, especialmente agora, no período de maior risco de gripe ou COVID – 19 que nos ameaça a todos.

5. músculos, ossos e articulações fortes, sem alterações degenerativas.

A atividade física diária facilita a eliminação de todo o excesso de peso e queima da gordura, que vale a pena substituir imediatamente pelo tecido muscular. Afinal, ganhar musculatura ou massa muscular eficaz é um dos objetivos de quase todos os tratamentos de emagrecimento, moldando a figura e também tem um grande impacto sobre a saúde. Os músculos, especialmente os esqueléticos, fortalecer-se-ão rapidamente, permitindo-lhe manter a postura correcta, reduzindo o risco de lesões enquanto pratica o seu desporto preferido. Também previnem a dor articular causada por alterações degenerativas, estabilizando-as com grande esforço.

Atividade física – escolha a disciplina certa para suas habilidades

Um homem em fuga

Já sabemos como o movimento afecta a nossa saúde, mas também precisamos de saber que é igualmente importante escolher uma forma que corresponda ao desempenho físico do corpo. Os treinadores profissionais desencorajam fortemente as pessoas que não estão preparadas para este desporto de praticá-lo, e as consequências de tal irresponsabilidade podem ser desastrosas. Músculos e articulações não aquecidos e sem alongamento são uma maneira fácil de se machucar, por isso é melhor começar sua aventura com atividade física a partir de algo mais suave, e profissionais recomendam isso:

Caminhadas diárias

Todos podem pagar por esta forma de actividade e seria difícil encontrar desculpas aqui. Geralmente vamos trabalhar de carro ou de transporte público, mas se não for muito longe, vale a pena fazer uma viagem a de ida e volta. Não fazemos segredo de que pode ser um pouco difícil no início, por isso recomendamos o nordic walking, um passeio com paus, que vale a pena considerar pelas suas inquestionáveis vantagens:

  • Alívio da coluna vertebral e das articulações e uma notável redução da dor;
  • fortalecendo quase todos os grupos musculares;
  • melhoria da circulação e aumento da capacidade respiratória;
  • prevenção do excesso de peso ou obesidade;
  • garantir um melhor humor e sempre um grande humor;
  • combatendo todos os efeitos do stress.

Em execução

A corrida é uma continuação natural das caminhadas, e a cada ano mais e mais pessoas decidem correr todos os dias para melhorar a sua condição e saúde em geral. No entanto, é uma escola superior de condução, exigindo não só uma preparação física completa, mas também certos custos de aquisição do equipamento adequado. A prioridade absoluta aqui são as botas de alta qualidade, que se ajustam ao pé e têm uma sola almofadada, que realmente não vale a pena economizar. Desta forma, não só evitaremos lesões, como também desfrutaremos do prazer dos próximos quilômetros, e nosso corpo ganhará graças a isso:

  • excelente condição física;
  • redução do risco de doenças cardíacas e cardiovasculares;
  • peso corporal de acordo com o BMI calculado;
  • articulações fortes e músculos de aço;
  • sem stress ou outras tensões nervosas;
  • ossos fortes, resistentes a fracturas e osteoporose;
  • maior autoconfiança, também devido a um novo visual, atlético, corpo magro.

Andar de bicicleta

É outra forma de actividade física, adorada por milhões de pessoas em todo o mundo, pela qual vale a pena interessar-se. Normalmente temos bicicletas na nossa garagem ou cave, mas normalmente não são utilizadas, o que é um erro grave, tendo em conta a nossa saúde. Ninguém nos diz para participarmos imediatamente da Peace Race ou Tour de France, mas um passeio algumas vezes por semana é uma boa ideia. O ciclismo tem outras vantagens, além dos benefícios óbvios para a saúde, como a corrida ou o nordic walking:

  • Estamos a começar a viver de uma forma ecológica, e viajar de bicicleta todos os dias é melhor do que poluir o ambiente com o escape do carro. A bicicleta é uma ótima maneira de evitar muitos quilômetros de engarrafamentos, poupando muito tempo nos trajectos matinais;
  • Ao sair da cidade, claro que com toda a família, podemos comungar com a natureza, desfrutando de belas vistas que nem sabíamos que encontraríamos a poucos quilómetros da cidade;
  • a oxigenação precisa do cérebro após a condução matinal permite um trabalho mental mais eficiente, a resolução eficiente de todos os problemas complicados e o aumento da concentração e melhor memória permitirá uma absorção mais rápida de grandes quantidades de novas informações.

Fontes:

  • https://www.healthline.com/nutrition/10-benefits-of-exercise
  • https://www.healthline.com/nutrition/running-for-weight-loss
  • https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/cycling-benefits