As duas bebidas mais populares e mais frequentemente consumidas no mundo são certamente café e chá, e os seus amantes há muito que discutem, o que é melhor. A resposta à pergunta, café ou chá, realmente não é fácil, ambos têm suas vantagens, destacadas por seus fãs e desvantagens, às vezes até exageradas por seus adversários. O que bebemos depende não só das nossas preferências pessoais, mas também das características de ambos, que têm um impacto significativo na saúde, tanto positivo como negativo. Isto pode parecer estranho, mas depois de lerem este artigo, vocês mesmos decidirão o que estará no seu copo favorito.

Café ou chá – quanto você bebe no mundo

A maioria de nós não consegue imaginar uma manhã de sucesso sem uma chávena do seu café favorito ou uma chávena de infusão aromática de folhas de chá pretas, vermelhas ou verdes. Ambas as bebidas chegaram ao nosso continente relativamente tarde, café da América Latina e chá do Extremo Oriente, da longínqua e exótica China. Rapidamente ganharam grande popularidade, inicialmente usadas como preparações medicinais, mas rapidamente se convenceram das suas propriedades gustativas únicas.

O consumo de café e chá ainda está crescendo e é difícil dizer claramente o que bebemos mais, embora os especialistas apontem fortemente para o café aqui. O país onde mais bebemos pode ser surpreendente, pois o consumo recorde de café é composto por finlandeses (de acordo com dados de 2020), onde até 12 kg de café é bebido por cabeça de uma pessoa estatística todos os anos. No que diz respeito ao nosso país, estamos no final da escala, com um resultado de 2,6 kg por ano por pessoa, e ainda assim temos um maior consumo diário de grandes quantidades de chá.

Café ou chá – efeitos do consumo de café sobre a saúde

Chávena de café

Como um caviar ávido, vou começar com o café, que, ao contrário das crenças geralmente aceitas, faz menos mal do que parece. No entanto, lembremo-nos que a quantidade de cafeína não deve ser exagerada, e a dose aceitável de cafeína, comprovada por testes, é de 400 – 500 mg, ou 3 a 5 chávenas de café por dia. Não é recomendado exceder esta quantidade, e a dose letal de cafeína é de 10.000 mg, por isso vale a pena considerar a possibilidade de substituir os grãos torrados por café verde.

No entanto, independentemente da variedade, estes pequenos grãos contêm muitos ingredientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, e além da cafeína energizante também podemos encontrar clorogénicos e ácidos e minerais do café: potássio, sódio, cálcio e magnésio. Não encontramos vitaminas nele, mas o consumo regular traz inúmeros benefícios para a saúde:

1. uma grande dose diária de energia

É necessário não só para as actividades diárias da vida privada e profissional, mas também para a actividade física, sem a qual é impossível lidar com o excesso de peso e a obesidade. Portanto, é seguro dizer que a cafeína contida no café ajuda a perder peso, acelerando o metabolismo e outros processos que levam a uma queima mais rápida de gordura.

2 Prevenção de enxaquecas

Isto é possível graças a outro efeito analgésico da cafeína, para além de apoiar o tratamento da asma e das alergias, reduzindo os níveis de histamina.

3. prevenir o desenvolvimento do cancro

Isto, por sua vez, deve-se às propriedades antioxidantes do café, que é um poderoso antioxidante que remove todos os radicais livres do corpo, pelo que não estamos ameaçados pelos efeitos negativos do stress oxidativo.

4. Maior actividade cerebral

E, ao mesmo tempo, uma melhor concentração, a capacidade de pensar de forma lógica e de assimilar rapidamente grandes quantidades de novas informações. A estimulação da função cerebral é possível devido ao aumento da secreção de dopamina, não sem razão chamada “hormona da sorte“. A cafeína também funciona bem no alívio dos sintomas da doença Alzheimer e Parkinson.

Café ou chá – porquê beber chá

Chávena de chá

Em resposta à questão do que é melhor, café ou chá, é hora de mostrar as propriedades promotoras de saúde dos diferentes tipos de chá, que alternamos com uma xícara de chá preto pequeno. Também bebemos muito, e a maior parte é preta ou cinzenta de concha, que está sendo cada vez mais substituída por chá verde mais saudável, cheio de vitaminas, incluindo vitamina C, minerais e outros nutrientes igualmente valiosos, polifenóis e catequinas.

Também podemos encontrá-los, embora em quantidades menores, em outras espécies de chá, eles afetam significativamente todas as suas propriedades de saúde, a mais importante das quais é mencionar:

1. propriedades anti-cancerígenas

Semelhante ao café e resultante do efeito antioxidante, e o conteúdo de catequinas é igualmente eficaz para se livrar dos radicais livres que ameaçam a saúde. As catequinas também ajudam a parar o processo natural de envelhecimento.

2 Prevenção de doenças cardíacas e cardiovasculares

O que é novamente influenciado pelas catequinas, que protegem contra o desenvolvimento de aterosclerose, entre outros, baixando o nível de colesterol LDL no sangue, também reduzem o risco de AVC e enfarte do miocárdio, previnem a formação de coágulos, regulam a pressão arterial. O nosso sistema imunitário é reforçado, protegendo ainda melhor o corpo não só contra infecções sazonais.

3. Propriedades energéticas

Beber chá tem um efeito energético no corpo, tal como beber café, estimula-o a agir, remove todos os efeitos da fadiga, acelera a regeneração após um treino intensivo. Coloca-nos num excelente estado de espírito, alivia os efeitos do stress e outras tensões nervosas, melhora a concentração.

4. Ajuda eficaz no emagrecimento

Na luta contra o excesso de peso, o chá verde é melhor, uma bebida recomendada para todos aqueles que querem perder peso sem o risco de um efeito yoyo. Isto é facilitado pelos polifenóis e catequinas que regulam os processos digestivos e metabólicos, o corpo também é purificado de toxinas e produtos metabólicos desnecessários. O chá também funciona bem como um antídoto, desinfectando todo o sistema digestivo.

Café ou chá – efeitos secundários do seu consumo

As propriedades acima mencionadas são apenas uma parte dos efeitos positivos de beber café e chá, no entanto, como acontece com outras bebidas, a sua quantidade não deve ser exagerada, uma vez que podem causar efeitos secundários bastante onerosos.

Efeitos colaterais do excesso de café

  • insónias e problemas para dormir;
  • pressão sanguínea elevada;
  • desidratação;
  • problemas de pele, celulite;
  • irritabilidade e nervosismo.

Efeitos secundários do excesso de chá:

  • Problemas de sono;
  • estados de ansiedade;
  • distúrbios digestivos;
  • absorção reduzida do ferro;
  • secura da pele.

Deixo-vos julgar o que é melhor, café ou chá, eu próprio chego mais vezes ao café, embora não despreze uma chávena de chá aromático, especialmente com uma fatia de limão, para não falar de duas colheres de chá de açúcar.