Nos últimos meses, mudei seriamente a minha vida. Perdi peso, pareço melhor e sinto-me melhor. As minhas articulações suspiravam de alívio – uma grande parte é devido ao Flexin500! Mas fora dela, tento viver uma vida saudável e cuidar das minhas articulações. Há alguns aspectos importantes para manter as articulações saudáveis.

Primeiro que tudo, mexe-te! Qualquer actividade, só com a cabeça. Ou seja: sempre aqueça-se e não se sobrecarregue. Se você está treinando para perder peso, para a saúde ou simplesmente porque você gosta dele, cuidado com as lesões. Prepare-se para treinar correctamente – aqueça os seus músculos, mas também se estique depois.

Em segundo lugar, o que falhei no meu caso foi o peso certo. É provavelmente lógico que o excesso de peso corporal sobrecarregue o nosso aparelho locomotor – incluindo as articulações.

Terceiro, o modo de vida. Esta categoria geral inclui todos os maus hábitos que têm um efeito ruim em suas articulações em uma base diária. Isto inclui um estilo de vida sedentário, uma má postura – tanto ao andar como ao sentar, mas também ao carregar sacos demasiado pesados, mochilas para um ombro, etc., por exemplo.

Quarto, a dieta! Os mais importantes são os produtos que contêm ácidos omega-3 (peixe gordo, nozes), proteínas (peixe, produtos lácteos, ovos, leguminosas) e vitaminas: D e C. A vitamina D é fornecida principalmente pelo sol, mas no nosso clima é necessário apoiá-la comendo peixe (cavala, arenque) e ovos (gema de ovo).

E em quinto lugar, e por último, mas não menos importante, o stress. Infelizmente, a tensão nervosa excessiva nos prejudica de muitas maneiras, e nossas articulações também não são indiferentes. O stress causa tensão muscular a longo prazo, o que por sua vez resulta num endurecimento da fáscia e dos tendões. Como resultado, experimentamos sobrecarga das articulações e doenças dolorosas. Naturalmente, é difícil dizer no mundo de hoje simplesmente – não vamos enfatizar 😉 No entanto, podemos lidar com a tensão nervosa através da actividade física e do relaxamento.

E tu, que medidas tomas para proteger as tuas articulações?