Consegui parar de fumar sem peso a mais. No entanto, conheci (e continuo a conhecer) muitas pessoas no meu ambiente que, depois de atirarem cigarros para fora das suas vidas, ganharam claramente peso. Existe uma ligação significativa entre a retirada de nicotina e o ganho de peso, mas ao tomar as medidas adequadas, isso pode ser evitado. Aprenda a deixar de fumar e a não engordar.

Deixar de fumar e o teu pai – e que tal esse aumento de peso?

Já decidiste deixar de fumar? Se assim for, percebe que és muito vulnerável ao aumento de peso. Mas não deixe que isso seja um desincentivo para si. Deixar de fumar sem qualquer peso é possível! Tudo o que você precisa fazer é manter algumas regras (especialmente aquelas relacionadas à sua dieta), sobre as quais eu lhe direi na próxima parte do jejum. Antes de mais, no entanto, vale a pena mencionar algumas palavras sobre as próprias causas de um fenómeno tão frequentemente observado, que está a ganhar peso rapidamente após ter deixado de fumar. Ela tem sua origem no próprio vício e na síndrome de abstinência que ocorre em seu curso.

Quando você pára de fumar, seu corpo começa a exigir nicotina, o que tem um impacto negativo no seu bem-estar. Você anda por aí irritado, você fica facilmente chateado, você constantemente luta contra os pensamentos intrusivos sobre cigarros. Então você começa a procurar algum tipo de “material de reposição”, algo para aliviar a fome de nicotina. Você geralmente faz doces, sanduíches, fast food e todo tipo de lanches. Desta forma, não é difícil encontrar os excedentes calóricos que surgem com o consumo de alimentos com excesso de calorias e que infelizmente resultam na engorda da maioria das pessoas.

Como deixar de fumar e não engordar?

Quer deixar de fumar eficazmente e proteger-se do excesso de peso? Modifique o seu horário diário para não deixar muito tempo livre. Quando não fazemos nada, há um aumento do desejo de fumar. Então tente manter sua cabeça (e mãos) ocupadas com algo mais o tempo todo. Encontre você mesmo uma atividade altamente absorvente que o acompanhará em seu tempo livre. Aspire fora do seu hobby esquecido ou invente algo novo. Às vezes até mesmo jogos de smartphone podem ajudar, o terreno para cuidar de algo. Funciona mesmo. Se você se deixar levar por uma atividade absorvente, você não vai pensar em cigarros ou em lanches constantes.

A segunda coisa que o ajudará a deixar de fumar enquanto reduz significativamente o risco de engordar é a actividade física regular. Fui muito ajudado por correr no parque e arredores, que, a propósito, me acompanham até hoje. O esporte é uma cura extremamente útil para a fome de nicotina e todos os inconvenientes que surgem quando se vomita cigarros, por exemplo, para as mudanças de humor. A sua vantagem adicional é, naturalmente, a queima activa de calorias em excesso.

Deixar de fumar – dieta

A última coisa que você pode fazer enquanto deixa de fumar é forçar a si mesmo a não comer para manter seu peso. Essa dupla captura pode ser contraproducente. Coma algumas refeições por dia, de preferência a cada 2-3 horas. Tente comer de forma leve, dietética, mas também saborosa. Se você sente a necessidade de alcançar algo para comer entre as refeições, faça-o, mas de uma forma que não coloque em risco o seu peso. Aqui está uma lista de produtos que você pode comer sem muito risco de engordar:

  • drágeas não adoçadas
  • batatas fritas de vegetais (por exemplo, cenoura, beterraba, couve)
  • batatas fritas de fruta (por exemplo, maçã, banana)
  • frutas e vegetais frescos (por exemplo, cenouras cortadas em postes)
  • frutos secos
  • Nozes (sem sal, caramelo, topping)
  • grãos (por exemplo, girassol, abóbora)
  • flocos de milho, misturas de muesli
  • bolachas
  • saladas leves de legumes e frutas
  • Bolos de aveia dietéticos, bolos leves
  • iogurtes, geleias, mousse de fruta, sorbets

No entanto, enquanto se deixa de fumar também vale a pena ajudar com um bom suplemento dietético que inibe a fome de nicotina e acelera a desintoxicação. Fui ajudado pelo Nicorix, que recomendo vivamente a todos.