Entre muitos sistemas do corpo humano, um dos mais importantes é, sem dúvida, o sistema imunitário, que é responsável pela nossa imunidade e é uma barreira natural que nos protege contra infecções e doenças. A sua importância é particularmente sentida agora, no Outono e no Inverno, quando é mais fácil apanhar um resfriado, que quando ignorado e não tratado pode rapidamente tornar-se uma causa de doenças muito mais graves. Infelizmente, o nosso sistema imunitário nem sempre funciona como gostaríamos, por isso é tão importante fortalecê-lo adequadamente, e a melhor maneira de o fazer é usar métodos naturais, caseiros já conhecidos das nossas mães ou avós. Em circunstância alguma se deve negligenciar este aspecto, pois a imunidade muda ao longo da vida e o nível actual da sua eficácia depende exclusivamente de nós.

Sistema imunológico (imune) – o que é realmente e qual o seu significado para a nossa saúde

Definindo o conceito de sistema imunitário da forma mais compreensível até para leigos, pode-se dizer que todos estes são elementos do nosso organismo que são diretamente responsáveis pela proteção contra vários fatores que representam uma ameaça para ele. Quando falamos de elementos, referimo-nos, evidentemente, a órgãos, células e tecidos que, em conjunto, formam um mecanismo de defesa complexo que impede o desenvolvimento de doenças que ameaçam a saúde. O nosso corpo, no decurso da evolução, desenvolveu uma protecção a vários níveis, que consiste em 4 “linhas de defesaestreitamente cooperantes, e dividimo-las em 4:

  • barreira nº 1, cujo elemento mais importante é a pele e seus produtos, como cabelos ou pestanas, evitando que fatores nocivos maiores penetrem em nosso corpo,
  • barreira nº 2, que inclui, entre outras, as membranas mucosas, que revestem as vias respiratórias ou as paredes do sistema digestivo, os intestinos e o estômago, secretando muco com propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais;
  • barreira n.º 3, que inclui enzimas e outras secreções corporais, cheias de células especializadas, denominadas células de alimentação, fagócitos produzidos principalmente nos gânglios linfáticos. A sua acção pode ser comparada com a de um aspirador, que absorve bactérias que nos ameaçam, por exemplo, bactérias, que estão rodeadas de fagócitos e são digeridas por eles sem deixar qualquer vestígio;
  • barreira 4, que contém os nossos anticorpos mais fortes, que são sem dúvida glóbulos brancos, também conhecidos como linfócitos. Eles entram em acção nas situações mais desfavoráveis, quando o organismo já foi infectado com um dos agentes patogénicos, em resultado do qual se desenvolveu uma inflamação que ameaça a saúde. Os linfócitos atacam o adversário com seus próprios anticorpos produzidos, proteínas sucessivas diferenciadas de acordo com o tipo de infecção que está sendo combatida.

O sistema imunológico também é caracterizado por uma estrutura extremamente complexa, sendo, até certo ponto, uniformemente distribuída em diferentes partes do corpo, e a própria natureza tomou cuidado para garantir que o corpo reage rapidamente a qualquer coisa que possa ameaçá-lo a qualquer momento. Anticorpos, incluindo linfócitos, fagócitos e monócitos, são encontrados, entre outros, em linfonodos, intestinos, baço, timo e outros órgãos internos, e especialmente na medula óssea. Especializa-se na produção de vários tipos de proteínas que se deslocam livremente através do corpo com sangue e linfa, localizando todas as fontes potenciais de perigo. Esse elevado nível de protecção deve ser sempre garantido, mas por vezes a realidade já não é tão cor-de-rosa, pelo que temos de zelar pelo bom funcionamento deste mecanismo, e temos de saber como reforçar a imunidade do corpo, pois mesmo a mais pequena negligência tem graves consequências para a saúde.

Que fatores são responsáveis pelo comprometimento do sistema imunológico?

Já sabemos como é importante o sistema imunitário, mas ainda não sabemos o que pode causar a menor perturbação no seu bom funcionamento. Como já mencionámos, é uma linha natural de defesa do corpo, uma série de barreiras interligadas e interdependentes que podem ser enfraquecidas pelos seguintes factores:

  • tomar grandes quantidades de antibióticos, que os médicos atribuem a todas as doenças possíveis, o que é muitas vezes um erro grave, porque muitos deles podem ser curados de uma forma diferente, mais suave. O uso de drogas constantemente fortes resulta não só na imunização do corpo aos seus efeitos, mas também no enfraquecimento gradual do sistema imunitário. Efeitos semelhantes também são causados por drogas hormonais, esteróides ou abuso de estimulantes populares, especialmente álcool e cigarro;
  • dieta imprópria, a causa não só do aumento do excesso de peso ou obesidade, mas também ter um impacto directo, neste caso, negativo sobre o nosso sistema imunitário. A maior destruição é causada pela ingestão de alimentos gordurosos, difíceis de engordar, que interferem na digestão e funcionamento de muitos órgãos internos importantes, incluindo os responsáveis pela produção dos anticorpos mencionados acima. Por isso é tão importante consumir produtos que acelerem esse processo, cheios de nutrientes, cujos efeitos positivos serão sentidos por todo o corpo ao mesmo tempo;
  • estilo de vida pouco higiénico, falta de cuidados adequados de higiene pessoal, o que aumenta imediatamente a susceptibilidade a vários tipos de infecções, que neste caso podem ocorrer com extrema frequência. Por outro lado, viver em condições demasiado estéreis, mesmo obsessivas, prestando atenção à nossa própria limpeza e ao ambiente em que vivemos, pode ter exactamente os mesmos efeitos. Isto porque somos incapazes de moldar correctamente a nossa resistência natural, tornando-nos assim mais susceptíveis a quase todos os factores patogénicos externos. Também vale a pena prestar atenção aos cosméticos e à química doméstica usada em casa, alguns dos quais podem conter ingredientes nocivos que afectam negativamente o trabalho do sistema imunitário;
  • stress forte, provavelmente já parte integrante das nossas vidas, um dos sintomas mais importantes, mas geralmente subestimados, de que é apenas uma diminuição quase imediata da imunidade. Estados de tensão nervosa, perturbando o funcionamento de praticamente todo o corpo, também abrem caminho para doenças e infecções que o ameaçam.

Doenças e outras doenças resultantes da redução da resistência do corpo

Como você pode ver dos exemplos acima, a maioria das causas da deficiência imune são nossa própria falha e depende somente de nós se nós podemos a strengthen corretamente. Esta é uma questão que não deve ser subestimada de forma alguma, a menos que queiramos expor os nossos corpos a doenças tão onerosas como..:

  • infecções recorrentes, com o tempo cada vez mais difícil de curar. Estes são geralmente resfriados do trato respiratório superior ou inferior, mas igualmente muitas vezes eles afetam o trato digestivo, manifestando-se como constipações ou diarréia. Às vezes, a infecção também atinge o trato urinário, gengivas e pode causar graves infecções parasitárias, fúngicas ou bacterianas;
  • a sensação de cansaço constante, a falta de energia não só para o trabalho ou desporto, mas também para realizar actividades aparentemente normais, quotidianas. Devemos estar particularmente preocupados com a situação quando estes sintomas aparecem mesmo com a quantidade certa de descanso durante o dia e não desaparecem durante muito tempo;
  • susceptibilidade às alergias, particularmente aumentada durante a época dos pólenes de muitas plantas responsáveis por sintomas emergentes desta doença. O aumento do lacrimejamento dos olhos, problemas respiratórios ou alterações da acne que aparecem na pele, herpes ou particularmente problemático no tratamento das colmeias, são o efeito de reduzir a produção de anticorpos adequados. Os problemas de pele durante o período de imunidade enfraquecida também se manifestam pela cicatrização mais lenta da ferida, o que pode causar mais infecções graves;
  • apetite excessivo, sobre o qual por vezes é difícil de controlar, desejo constante de comer um grupo específico e específico de alimentos como os doces, o que significa que o organismo carece de certos grupos de nutrientes necessários.

Como fortalecer seu sistema imunológico com métodos naturais e caseiros

Quando notamos pelo menos um dos sintomas de imunidade enfraquecida em nosso corpo, nos perguntamos imediatamente como podemos combatê-la eficazmente. Existem muitos métodos que podemos usar, mas nossas avós já sabiam como fortalecer o sistema imunológico com métodos caseiros, naturais e completamente seguros. Naturalmente, você pode alcançar imediatamente para agentes farmacológicos fortes ou suplementos dietéticos que têm um efeito igualmente intenso em nosso corpo, mas quando você os toma, você tem que levar em conta os possíveis efeitos colaterais de seus efeitos. Eles são às vezes tão problemáticos, que é melhor confiar em qualquer coisa, por exemplo, a medicina folclórica traz, e os resultados positivos que nós realizamos com certeza vão ser os mesmos. Existem várias formas eficazes de imunizar completamente o seu corpo antes do próximo inverno, o que nos permitirá sobreviver sem infecções. Basta seguir certas regras, a sua eficácia será certamente confirmada por médicos e especialistas, e o mais importante é isto:

1. um regime alimentar adequado, equilibrado, facilmente digerível e saudável

Nosso modo de vida deve ser definitivamente dominado por pratos compostos de ingredientes saudáveis, cheios de vitaminas, minerais e outros nutrientes igualmente valiosos. Tudo o que é difícil de digerir, oleoso e excessivamente pesado para o sistema digestivo deve ser eliminado, por exemplo, a carne vermelha de porco deve ser substituída por aves ou peixes facilmente digeríveis. Numa dieta, vale a pena cuidar de grandes quantidades de vitamina C, que é sem dúvida a mais importante do ponto de vista da nossa imunidade. Igualmente importantes são as vitaminas dos grupos A, B e E, graças às quais o sistema imunitário funcionará sempre no seu auge e não teremos de tomar vacinas contra a gripe, por exemplo, cuja eficácia ainda é objecto de muita discussão científica. Ao compor um menu diário, vale a pena ter o cuidado de incluir nele, além de vegetais e frutas, produtos como...:

  • Gorduras de origem vegetal, de preferência ómega 3, que são benéficas para o organismo e podem ser derivadas de óleo de colza ou de azeite;
  • Mel, que pode ser usado para substituir o açúcar usado para adoçar o chá, mas, claro, com a sua quantidade também não deve ser exagerado. Em porções adequadas, ele nos fornece muitos ingredientes que melhoram o funcionamento do sistema imunológico, o funcionamento de muitos órgãos importantes e sistemas do corpo, encabeçado pelo coração e sistema cardiovascular;
  • leguminosas e nozes, definitivamente a fonte mais rica de minerais necessários para manter ossos e articulações saudáveis e imunidade. Contêm grandes quantidades de zinco, ferro, cobre, manganês e toda uma gama de vitaminas, sem as quais não podemos resistir às infecções do Outono e do Inverno;
  • Probióticos naturais, que se preocupam principalmente com o bom funcionamento do sistema digestivo, e ainda assim nossos intestinos também produzem anticorpos importantes. Portanto, a fim de apoiar os processos de sua produção vale a pena consumir laticínios, beber leite, comer iogurtes, mas apenas naturais, sem a adição de adoçantes artificiais, ou branco, queijo cottage magro.

Vamos também seguir os tempos certos para estas refeições saudáveis, e a coisa mais importante ao longo do dia é o pequeno-almoço, que nos dá força para um dia activo.

2. um estilo de vida saudável combinado com uma dose diária elevada de actividade física

A atividade física diária e as atividades ao ar livre não são apenas a base para qualquer tratamento eficaz de perda de peso, mas também para um longo período de plena saúde e resiliência até o final da velhice. Sentados em casa o tempo todo, não estamos acostumados a mudar as condições meteorológicas e, quando saímos de casa, quase imediatamente somos vítimas de infecção. Portanto, vale a pena endurecer seu corpo corretamente, talvez não necessariamente tomar banho imediatamente no buraco de gelo, mas caminhadas diárias são certamente uma boa idéia. Lembre-se, no entanto, para se vestir de acordo com o clima, não muito grosso e não muito fino, ea melhor solução é vestir-se para a cebola chamada. Se a temperatura subir, pode retirar uma camada de roupa e reaplicá-la se ela cair abruptamente. Com o tempo conseguiremos passar da caminhada à prática de algum esporte, em clima desfavorável é uma boa idéia ir até a piscina, e a natação terá um grande impacto no aumento da nossa condição física, ajudando não só a fortalecer a imunidade, mas também a curar doenças como doenças da coluna vertebral. Após o exercício físico, devemos também cuidar da porção adequada de repouso, que é baseada em pelo menos 7 – 8 horas de sono por dia.

3. Os tratamentos naturais à base de plantas que protegem eficazmente contra as doenças

Embora o progresso da medicina seja tão rápido que é difícil acompanhá-lo, ao procurar uma resposta para a questão de como reforçar a imunidade sem consequências negativas para o corpo, vale a pena apostar na força das ervas. A sua utilização generalizada, incluindo como componente importante de muitos medicamentos e preparações médicas, não pode ser ignorada e tem sido utilizada na medicina natural há milhares de anos. As espécies apropriadas também têm uma grande influência no estado do sistema imunitário, eliminando rapidamente todas as doenças existentes no mesmo, pelo que vale a pena introduzir extractos de ervas, tanto nativas como exóticas, na sua dieta. Como a pesquisa tem demonstrado, aumentar o nível da nossa imunidade é mais propício:

  • A cal e as suas infusões caracterizam-se por uma série de propriedades medicinais resultantes do seu elevado teor de vitamina C, sais minerais, ácidos orgânicos, flavonóides e fitoesteróis. Graças a isso, a cal não só fortalece a imunidade, mas também tem propriedades diuréticas, ajuda a limpar o corpo de toxinas, regula o funcionamento do sistema digestivo, e também é usado como um remédio frio. Mostra alta eficácia no alívio de sintomas como tosse, rinite ou febre alta;
  • Urtiga, comumente usada para muitas doenças, funciona bem tanto no tratamento da acne como na supressão da alopecia acelerada. Como já mencionámos muitas vezes nesta página, a urtiga contém provavelmente a maior quantidade de nutrientes entre todas as ervas que crescem no nosso país. São vitaminas: A, B2 (riboflavina), B5 (ácido pantoténico), C, K, e minerais: magnésio, fósforo, cálcio, enxofre, potássio, ferro, silício e iodo. São também suportados por taninos, ácidos orgânicos, óleos essenciais e clorofila, pelo que podemos contar com anti-inflamatórios, antibacterianos, eliminando do organismo todos os microrganismos e toxinas perigosos que ameaçam a sua saúde;
  • O gengibre, um dos remédios naturais mais eficazes no tratamento de constipações, as suas propriedades desinfectantes e anti-inflamatórias aliviam as dores de garganta e o chá quente com gengibre ajuda a tossir e a aquecer, apoiando e restaurando assim o nosso sistema imunitário enfraquecido;
  • Ginseng raiz, uma planta lendária, conhecida, valorizada e amplamente utilizada na medicina natural oriental por 4000 anos. Um monte de ingredientes ativos exclusivos contidos nele, tendo efeitos anti-inflamatórios, antivirais e até mesmo anticancerígenos, são responsáveis por suas propriedades de saúde. O extracto de raiz de Ginseng ajuda não só a reforçar a imunidade, como também reduz o nível de colesterol “mau” no sangue, melhora significativamente as nossas capacidades físicas e mentais, aliviando os efeitos negativos do stress forte.