Quando você fica acordado por horas à noite, incapaz de dormir, virando de um lado para o outro e sem contar os carneiros ajuda, e esta situação se repete notoriamente, pode significar que você sofre de insônia. Esta é uma doença grave, também chamada insónia, já incluída na civilização, que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Os seus sintomas não só significam falta de sono, mas também problemas de adormecer, sono irregular e acordar demasiado cedo, todos eles requerendo um tratamento adequado. Há muitos métodos para lidar com este problema e vale a pena usar nesta luta todas as formas disponíveis para a insónia, para finalmente conseguir um sono decente.

Insónia – definição do conceito

Muitas pessoas não associam a insónia a uma condição médica, tratando-a como uma enfermidade temporária e basicamente inofensiva. No entanto, este é um raciocínio completamente errado, fazendo-nos subestimá-lo, e as pesquisas mostram claramente que os problemas do sono podem afectar até 45% da população adulta. Sob o termo insônia entendemos todos os distúrbios do sono, principalmente como:

  • a sua qualidade;
  • ritmo;
  • profundidade;
  • duração do sono e do período de vigília;
  • Despertar prematuro;
  • sentindo-se cansado mesmo depois de várias horas de sono contínuo.

Distúrbios do sono menores ou maiores podem acontecer a qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou natureza do trabalho. Escreveremos sobre suas causas com mais detalhes abaixo, porém vale a pena saber que existem certos grupos de risco que são mais suscetíveis a esta doença. Aqui nos referimos principalmente aos idosos, com doenças crónicas de base mental ou neurológica. Particularmente vulneráveis são também as mulheres submetidas à menopausa, estando em plena menstruação, grávidas ou pós-parto.

Insónia – as causas da doença

mulher com insônia

A determinação de todas as causas dos problemas do sono requer normalmente uma visita a um especialista, que ao mesmo tempo ajudará a escolher o tratamento adequado, embora sabendo as razões pelas quais não dormimos, você também pode usar remédios caseiros para insônia, garantindo um sono forte e bom. Eles funcionam surpreendentemente bem, mas quando os sintomas são muito intensos, torna-se necessário o uso de drogas para dormir fortes e psicotrópicas designadas por um médico.

As causas da doença são muitas, e há também uma divisão delas em primárias, secundárias, orgânicas e inorgânicas, mas as mais comuns que podemos encontrar e tentar lidar são as mais comuns:

Problemas de saúde mental

Afetando até mais de 50% de todos os casos de insônia, freqüentemente associada a outra doença civilizatória do nosso tempo, o estresse. Hoje em dia seria difícil encontrar uma pessoa que não a tenha encontrado pelo menos uma vez, experimentando todos os seus sintomas, e um deles é a dificuldade crescente em adormecer. Além do stress, outras doenças psicológicas também são responsáveis por elas:

  • neurose;
  • ansiedade severa e distúrbios ilusórios;
  • depressão ou esquizofrenia, doenças que requerem absolutamente um tratamento medicamentoso especializado;
  • estados de forte agitação emocional;
  • desordens resultantes de transtorno de stress pós-traumático;
  • distúrbio afetivo bipolar;
  • experimentando o medo da própria insónia, particularmente intensificado se tais problemas já ocorreram antes.

Doenças coexistentes, muitas vezes não reconhecidas

A insónia não é causada exclusivamente por doenças com uma base na nossa psique, sendo igualmente frequente a causa de distúrbios somáticos, doenças físicas responsáveis por cerca de 30% das perturbações do sono diagnosticadas. Estes incluem principalmente:

  • síndrome da dor crônica e praticamente qualquer dor cíclica recorrente de média a alta intensidade;
  • danos físicos em várias partes do sistema nervoso;
  • doenças que abrandam o metabolismo e dificultam o combate ao excesso de peso;
  • Doenças da tiróide, hipertireoidismo, hipotireoidismo, ou inflamação crônica da glândula tireóide, doença Hashimoto que afeta as mulheres, resultante, entre outras coisas, de um sistema imunológico enfraquecido;
  • hipertensão, insuficiência cardíaca e doença cardíaca isquémica;
  • asma e outras doenças respiratórias, especialmente dos pulmões;
  • queixas gastrointestinais, indigestão, distúrbios digestivos, refluxo gástrico;
  • hipertrofia da próstata;
  • cancro;
  • apneia do sono manifestada pelo ressonar;
  • Doença Parkinson ou Alzheimer;
  • síndrome das pernas inquietas (RLS).

Álcool, outras drogas e medicamentos

Uma das razões mais comuns para rebolar de um lado para o outro durante horas a fio é o abuso do álcool, que tem um efeito devastador sobre a saúde em geral. Se bebermos imediatamente antes de irmos para a cama, arriscamo-nos a perturbar duas fases importantes do sono:

  • a fase NREM responsável pelo devaneio se aprofunda;
  • a fase REM, responsável pelo chamado sono profundo, está distorcida, o que afecta a deterioração da qualidade do sono.

Dormindo assim, certamente não descansamos, e no dia seguinte, além dos sintomas de ressaca, seremos acompanhados por uma sensação de constante cansaço e falta de energia para realizar mesmo as atividades mais simples, assim como problemas de concentração e nervosismo elevado. Efeitos similares podem ser observados após o consumo excessivo de nicotina ou cafeína, e também são causados por alguns medicamentos, como antidepressivos ou contraceptivos hormonais.

Problemas com a secreção de melatonina

Os problemas de adormecer, a má qualidade do sono e a própria insónia, também estão directamente relacionados com a deficiência de melatonina no nosso corpo. Esta é uma hormona produzida naturalmente na glândula pineal, devido às suas propriedades chamadas “hormona do sono” e produzida apenas no escuro. Quaisquer, mesmo pequenas, flutuações no seu nível perturbam o nosso relógio biológico, diário, sem o qual o corpo não distingue os ritmos de vigília e sono, e o resultado é, entre outros, a dificuldade crescente em adormecer.

Insónia – sintomas característicos

Todas as causas de distúrbios do sono descritas acima, que levam à insónia completa, dão sintomas muito característicos que, embora variados, são fáceis de reconhecer por si só. Na maioria das vezes, experimentamos anomalias tais como:

  • uma sensação constante de sonolência, muitas vezes acompanhando-nos durante o dia;
  • mau humor mental, irritabilidade e nervosismo, que se tornam uma fonte de conflitos em casa ou no trabalho;
  • problemas de concentração, memória e concentração mesmo nas actividades mais simples;
  • acordar frequentemente durante a noite, o que também impede o descanso e a regeneração adequada do corpo;
  • dores de cabeça de diferente intensidade e de tensão ou origem de enxaqueca;
  • distúrbios do sistema digestivo, desde a azia, passando pela indigestão, flatulência, até à diarreia;
  • a acordar muito cedo e a sentir-se sem dormir;
  • distúrbios digestivos que podem até levar ao excesso de peso e à obesidade.

Remédios naturais para as insônias

O sono é necessário para o nosso bom funcionamento, e o definimos como um estado fisiológico do sistema nervoso central no qual nosso corpo permanece imóvel e inconsciente por algum tempo. A quantidade de sono necessária por dia depende de muitos factores, incluindo a idade, e as quantidades médias diárias de sono são as seguintes:

  • bebés, 12 – 15 hrs;
  • Crianças em idade pré-escolar, 10 – 13 horas;
  • Crianças em idade escolar, 9 – 11 horas;
  • adolescentes, 8 – 10 horas;
  • adultos, 7 – 9 horas.

Existem muitos métodos de tratamento de distúrbios do sono, não é necessário tomar medicamentos para dormir de imediato, podem ser eficazes, mas também trazem consigo numerosos efeitos secundários, difíceis de trivializar. É por isso que é melhor ouvir o seu corpo, fazer algumas mudanças no seu estilo de vida e usar apenas métodos naturais para a insónia em adolescentes, adultos e idosos.

Gerações de pessoas, incluindo as nossas Mães ou Avós, que apreciam as conquistas da medicina natural, testaram-nas. Se pensarmos e nos perguntarmos o que fazer para a insónia, os remédios caseiros provarão ser a melhor solução e, ao contrário das aparências, a implementação de tais mudanças não deverá colocar muitas dificuldades. A base absoluta aqui é a higiene adequada do sono, dependendo de fatores tais como:

Mudar a sua dieta para uma mais leve e saudável

Uma das razões pelas quais não conseguimos dormir é a nossa dieta, que é também a causa de muitas doenças, especialmente digestivas, acima descritas. O que comemos está muitas vezes longe das recomendações dos médicos e nutricionistas, que recomendam sobretudo uma dieta leve e cheia de nutrientes, sem os quais não podemos sonhar em dormir. Os nutricionistas também prestam atenção à hora do jantar, recomendando que ele seja comido 2-3 horas antes de ir para a cama.

Além da hora de comer a última refeição, o que comemos à noite é igualmente importante e devemos abrir mão do excesso de proteínas em favor de carboidratos mais facilmente assimiláveis. Você deve escolher cuidadosamente sua fonte, lembrando ao mesmo tempo de ter um baixo índice glicémico, por isso é melhor evitar pão branco de farinha de trigo, batatas e carne frita, e vale a pena substituir tudo isso:

  • pão integral escuro, o que tem um bom impacto na digestão;
  • arroz integral;
  • massas integrais;
  • vários groats;
  • muita fruta e legumes,
  • gorduras saudáveis, óleo de coco cheio de ácidos gordos Omega – 3.

Infusões de ervas

infusão de bálsamo de limão

Não beba à noite grandes quantidades de bebidas estimulantes, especialmente café e chá, ou mesmo yerba mate, por outro lado, são recomendadas ervas calmantes como o bálsamo de limão, camomila igualmente calmante ou infusão de menta para ajudar a digerir o jantar.

Recomendamos especialmente o bálsamo de limão (Melissa officinalis), também conhecido como erva cítrica, cujas propriedades o predispõem ao merecido nome de “rainha do bom sono”. Isto deve-se, entre outras coisas, à sua composição, na qual os mais importantes são os óleos essenciais benéficos para a nossa saúde mostrando eficácia, entre outros:

  • a aliviar os sintomas de stress;
  • síndrome da fadiga crónica, perturbando também a qualidade do sono;
  • neuroses, incluindo coração, ansiedade e depressão;
  • enxaquecas;
  • outras condições que causam problemas de sono;
  • problemas com a digestão e metabolismo lento.

Outras preparações herbais, como o extracto de raiz de valeriana (Valeriana officinalis), são caracterizadas por efeitos semelhantes aos do bálsamo de limão, tal como é frequentemente utilizado quando temos cada vez mais problemas para dormir. A raiz de valeriana, mais conhecida como simplesmente valeriana, é outro remédio eficaz para as insônias recomendado por especialistas. Suas propriedades calmantes nos farão levantar perfeitamente descansados e totalmente relaxados pela manhã, após algumas horas de sono pesado.

A pergunta muitas vezes feita é como causar insônia na gravidez, não prejudicando a mãe e a criança. As mulheres neste estado, porém, não devem usar valeriana, mas o bálsamo de limão é altamente recomendado, especialmente no primeiro trimestre. Depois alivia todos os desconfortos estomacais, enquanto fornece os minerais necessários para a saúde e grandes doses de vitamina C.

Atividade física

A razão da insónia, muitas vezes ignorada por pessoas que sofrem dela, é um estilo de vida pouco activo e sedentário. Podemos arriscar com segurança uma declaração de que aquele que passa o dia todo no trabalho numa secretária, e depois de voltar para casa no sofá em frente à televisão, certamente não consegue dormir decentemente. É claro que não estamos falando de um esforço enorme pouco antes de ir para a cama, porque terá o efeito contrário e você não vai adormecer.

É melhor ficar cansado durante o dia, e à noite acalmar gradualmente o corpo perfeitamente oxigenado, para que o sono seja certamente longo e profundo. À noite, faça um passeio relaxante, ande de bicicleta durante uma hora, faça ginástica ou escolha outra forma de actividade física que seja igualmente calma.

Cama confortável, colchão e quarto bem ventilado

Toda a gente conhece o velho e verdadeiro provérbio “enquanto dormes, dormes”. Para ter um bom descanso à noite, você precisa ter uma cama confortável e, antes de tudo, um colchão bem escolhido e confortável. Não pode ser demasiado mole nem demasiado duro, deve adaptar-se naturalmente à curvatura do corpo, voltando à sua forma original pela manhã, sem deformações permanentes, ao mesmo tempo que assegura uma boa ventilação. Recordemos também a roupa de cama, necessariamente feita de materiais naturais, respiráveis e não artificiais.

Tão importante como a cama, colchão e roupa de cama, é a ventilação do quarto, a última vez meia hora antes da hora de dormir. Permitirá uma efetiva troca de ar, e o tempo que passará antes de irmos para a cama permitirá o aquecimento da roupa de cama, porque ninguém gosta de ir para uma cama fria, especialmente no inverno. Antes de ir dormir, leia seu livro relaxante favorito por um tempo, mas apenas em uma edição tradicional em papel. Lembre-se também que a leitura numa tela brilhante de um smartphone, tablet ou laptop pode causar distúrbios na secreção de melatonina, interferindo com o processo de adormecer.

Suplementos dietéticos – Melatonin Plus

Se você está procurando informações precisas sobre o que são remédios caseiros comprovados para insônia, o fórum de insônia será uma boa fonte. Lá podemos encontrar notícias “em primeira mão“, opiniões de usuários sobre como eles próprios lidam com esta doença, e até mesmo informações sobre suplementos dietéticos que podem ajudar no seu tratamento.

Fórum de remédios caseiros para insônia

Os especialistas recomendam um em particular, Melatonin Plus, com eficácia comprovada pela pesquisa diretamente atribuível à seleção apropriada de ingredientes ativos naturais, que são:

  • melatonina;
  • Melissa;
  • cones de lúpulo contendo lupulina, um componente com efeitos calmantes e adormecedores;
  • camomila selvagem, uma fonte de óleos essenciais que o ajudará a dormir durante toda a noite;
  • Raiz de ginseng indiano, aliviando os sintomas e efeitos do stress, permitindo manter a calma mesmo nas situações mais nervosas;
  • triptofano, que condiciona a produção correta de melatonina na glândula pineal;
  • l – teanina, o que facilita o adormecimento;
  • GABA, ou gama – ácido aminobutírico, um neurotransmissor cuja deficiência é outra causa de problemas no sono;
  • Vitamina B6 (piridoxina), que melhora o funcionamento do sistema nervoso;
  • açafrão, que é relaxante, garantindo um bom humor e mantendo o equilíbrio mental, independentemente da situação em que nos encontramos.

Melatolin Plus é um suplemento que funciona de forma abrangente para lidar com a maioria das causas de insônia, é completamente seguro de usar e pode ser tomado sem o risco de efeitos colaterais. Ao melhor preço, você pode comprá-lo através do site do fabricante e finalmente ter uma boa noite de sono.

Melatolin plus

Fontes:

  • https://www.healthline.com/health/insomnia
  • https://www.healthline.com/nutrition/melatonin-and-sleep
  • https://www.healthline.com/health/lemon-balm-uses