Uma das causas mais comuns de excesso de peso, às vezes até mesmo levando à obesidade mórbida, é o apetite excessivo, a sensação constante de fome, às vezes até mesmo incontrolável. A consequência de tal estado de coisas torna-se um grande aumento de peso, e o mais importante em tal momento é o diagnóstico adequado da nossa alimentação, o que pode significar até mesmo condições médicas graves. Uma visita a pelo menos um nutricionista, ou às vezes até mesmo um médico, que na maioria das vezes ordena um exame completo, não será possível sem uma visita.

Apetite ou fome – o que é que se passa exactamente connosco?

Para a maioria de nós as palavras apetite e fome são as mesmas e geralmente não percebemos as diferenças significativas entre elas, o fato de que são de fato dois estados diametralmente diferentes do nosso corpo. A fome, também conhecida como fome, ocorre quando nos faltam nutrientes importantes, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras, mas quando os fornecemos na quantidade necessária, a sensação desaparece quase imediatamente. É relativamente fácil de notar os seus sintomas, e os mais característicos são:

  • não há necessidade de o satisfazer imediatamente, mesmo que possa demorar muitas horas e, em casos extremos, dias;
  • acumulação gradual;
  • sintomas físicos, sensação de “sucção” no estômago, dor na cavidade abdominal, sensação de ansiedade e irritabilidade.

O apetite, por outro lado, pode ser descrito com segurança como um desejo, que muitas vezes é causado pelo estado de espírito, ocorre, por exemplo, em momentos de nervosismo ou sob a influência de estresse forte. Na maioria das vezes resulta em alimentação descontrolada, mesmo em estados de alimentação compulsiva, ou seja, compulsão interna de consumir grandes quantidades de alimentos, que infelizmente é a maneira mais fácil de ganhar peso rapidamente. Os sintomas aqui são completamente diferentes:

  • falta de sensação de saciedade mesmo depois de comer uma refeição excepcionalmente rica e calórica;
  • sensação constante de fome, que aparece de repente, por exemplo, sob a influência de estímulos olfativos, e não cede até que comamos alguma coisa;
  • sentindo muita culpa imediatamente depois de comer.

Alimentos em excesso – consequências para a saúde

Independentemente do que causa a nossa alimentação, fome ou apetite incontrolável, ambos os estados, sem qualquer controlo sobre eles, têm consequências graves para a saúde. Ao contrário das aparências, esta não é apenas uma camada crescente de gordura no abdómen ou nas ancas, mas também um aumento no peso corporal terá um impacto negativo em todo o corpo. A primeira coisa que devemos fazer é diagnosticar correctamente a causa, que, como disse, pode dever-se a condições médicas não reconhecidas, e o corpo está a dar-nos sinais de aviso desta forma específica. As razões pelas quais temos este proverbial apetite de lobo podem ser muitas e vale a pena prestar atenção, entre outras coisas:

  • níveis de glicose no sangue e doenças relacionadas, como diabetes. A deficiência de insulina provoca um fornecimento inadequado de glicose às células que, se forem subnutridas durante todo o tempo, dão origem a uma sensação crescente de fome;
  • o nível de hormônios, como a leptina, secretada pelas células de gordura, informando assim o sistema nervoso sobre nossa massa corporal. A deficiência de leptina é imediatamente mal interpretada como uma sensação de fome e é um incentivo para comer mais;
  • doenças da tiróide, especialmente seu hipotireoidismo, causando sérios problemas metabólicos. Em tal situação, simplesmente sentimos fome constante e, ao satisfazê-la, levamos a um aumento da obesidade;
  • descanso adequado, especialmente recomendado padrão de sono diário. O adormecer contínuo também perturba a secreção adequada das hormonas responsáveis pelo apetite e pela sensação de saciedade;
  • parasitas, mais comumente encontrados no trato gastrointestinal, alimentando-se principalmente de carboidratos e causando um aumento da demanda por doces.

Como reduzir o apetite – métodos caseiros comprovados

O aparecimento de qualquer um dos sintomas acima deve obrigar-nos a agir imediatamente, e a primeira coisa a fazer é utilizar métodos caseiros comprovados, de forma a podermos gerir rapidamente a alimentação desenfreada:

  • O mais importante é fazer intervalos regulares entre as refeições, pelo menos 4-5 horas, que devem ser rigorosamente observados. Comer em tais intervalos de tempo não permite o aparecimento de uma sensação de fome forte, que termina com comer demasiado, demasiado, demasiado, demasiado comida digerível. Comer pequenas quantidades, mastigar cada mordida completamente e eliminar da dieta não só o que é insalubre e de alta caloria, mas também especiarias e excesso de sal, aumentando significativamente o apetite. Em vez de creme gorduroso, é melhor usar iogurte leve, evitar frituras e substituir os vermelhos por aves. Outros produtos que aumentam o apetite incluem doces, bolos e doces, que só fornecem calorias vazias e sem valor. Também é recomendado beber muitos líquidos, incluindo água limpa, mineral e parada, que também enche o estômago e elimina toxinas perigosas;
  • Outra coisa que vale a pena recordar é o pequeno-almoço, uma refeição que nos dá energia durante a maior parte do dia, e muitas vezes negligenciada devido à constante falta de tempo. Comer uma refeição valiosa e equilibrada de manhã com a quantidade certa de hidratos de carbono, proteínas e gorduras irá ajudá-lo a controlar melhor o seu peso e a reduzir o risco de comer ao longo do dia;
  • fornecendo ao corpo nutrientes valiosos, os mais importantes dos quais são a fibra dietética, proteína e cromo. A fibra é um enchimento ideal para o estômago, incha e nos faz sentir cheios por muitas horas. Além disso, tem uma boa influência no metabolismo, acelerando e facilitando a digestão, e a mais fácil de assimilar pode ser encontrada em frutas, vegetais e alguns produtos de cereais, farelo ou flocos de aveia. Proteína, especialmente a contida em ovos, laticínios e carne, ajuda a queimar o tecido adiposo e dá a sensação de saciedade, e o cromo melhora todos os processos metabólicos do organismo, regulando o metabolismo lipídico e carboidrato do organismo.

Como reduzir o seu apetite – suplementos dietéticos

Uma boa solução para reduzir o apetite e, ao mesmo tempo, para se livrar do excesso de peso são suplementos dietéticos modernos, usados em tratamentos de perda de peso, baseados em ingredientes vegetais naturais. Apresentam uma elevada eficácia graças ao conteúdo de substâncias como o extracto de chá verde, bagas acai ou goji, guaraná, pimenta preta, cafeína ou a tão popular yerba mate. Todos eles acelerar o metabolismo, aliviar os distúrbios digestivos, limpar completamente o corpo de toxinas depositadas nele e, acima de tudo, inibir o apetite. O que escolhemos depende das nossas preferências individuais, mas os seus efeitos na saúde serão sentidos com certeza.