low carb dieta é considerada uma das dietas de redução mais eficazes, ajudando a perder peso e esculpir a sua figura. Baseia-se principalmente na redução da oferta de hidratos de carbono e no aumento da quantidade de proteínas e gorduras. Sua variedade é uma dieta cetogênica, usada não só para perda de peso, mas também para várias doenças. Quais são os princípios da dieta low carb, quem deve segui-la e o que pode ser comido nela?

Leia: Dieta cetogênica – você pode perder peso sobre ele?

Dieta low carb – Princípios

O princípio fundamental da dieta pobre em hidratos de carbono é limitar o consumo de hidratos de carbono, que em muitas pessoas são a fonte de energia mais importante. A fim de manter o equilíbrio energético e uma menor quantidade de açúcares, compensamos o aumento da quantidade de proteínas e gorduras. Isto é para reduzir a secreção de insulina, que reduz os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a insulina participa no metabolismo das proteínas e das gorduras: inibe a lipólise, ou seja, a decomposição das gorduras, e aumenta a biossíntese dos ácidos gordos. O pressuposto de uma dieta com menor teor de hidratos de carbono é aumentar a secreção antagónica da hormona insulina – glucagon, que estimula a gluconeogénese e a lipólise, processos que estimulam a perda de gordura corporal.

Numa dieta pobre em hidratos de carbono, a quantidade de os hidratos de carbono não devem exceder 10-15%, o que, dependendo da peso corporal, dá cerca de 100 g/dia. No caso das dietas cetogénico, ou seja, para alcançar a cetose (um estado em que o corpo muda para o consumo de energia não de hidratos de carbono, mas de hidratos de carbono. de gorduras) esta quantidade não deve exceder 50g/dia.

A principal fonte de energia na dieta baixo teor de hidratos de carbono. A quantidade de proteína não deve ser exceder 1,5-2 gramas por quilograma de peso corporal.

Dieta low carb – o que comer?

A suposição é que numa dieta… baixo-carboidrato, o principal ingrediente deve ser gorduras. Claro, a melhor qualidade, é por isso que vale a pena comer no menu Implementar:

  • carne gorda;
  • peixe gorduroso;
  • azeite de oliva;
  • óleo de linhaça;
  • Sementes chia;
  • abacate;
  • nozes;
  • sementes;
  • produtos lácteos (queijo coalhado gorduroso e queijos);
  • manteiga clarificada;
  • óleo de coco.

A melhor escolha de vegetais é escolher o seguinte baixo teor de amido:

  • tomates;
  • pepinos;
  • courgettes;
  • Pimentos;
  • couve-flor;
  • repolho;
  • vegetais de folhas verdes.

A dieta low carb assume um valor significativo a redução de frutas e produtos à base de cereais, tais como grumos, massas ou pão. Também vale a pena desistir das plantas …legumes.

Recomenda-se também que sejam evitados produtos lácteos que contenham níveis elevados de açúcar no leite, isto é, lactose.

Dieta Gaca secreta – o que sabe sobre ela? É eficaz?

A dieta low carb – efeitos


A dieta low carb caracteriza-se por eficácia em termos de perda de gordura. Resultados pode ser visto muito rapidamente, mas vale a pena lembrar que inicialmente eles são estão principalmente relacionadas com a perda de água e não de gordura. Mas com um uso mais longo, podemos ver:

  • redução do excesso de peso;
  • esculpindo a figura;
  • se sentindo melhor, mais vitalidade;
  • melhorar a aparência da pele;
  • melhor funcionamento do sistema nervoso;
  • para melhorar a circulação sanguínea.

Dieta pobre em hidratos de carbono – vantagens e benefícios falhas

A dieta low carb tem mais vantagens do que falhas, embora ela também não seja desprovida delas. Apresentamo-los abaixo.

Vantagens da dieta low carb:

  • diminui o nível açúcar no sangue;
  • ajuda a reduzir o tecido gordura, sem reduzir a massa muscular;
  • reduz a inflamação;
  • pode afectar a redução do mal colesterol e triglicéridos.

Defeitos na dieta low carb:

  • uma diminuição perceptível do consumo de energia no o início da dieta;
  • pode contribuir para acidificação do corpo (se for consumido em demasia) proteína).

Dieta low carb – contra-indicações

A dieta não é recomendada para atletas que fazem exercício físico frequente e muito intenso, pois eles têm maior necessidade de carboidratos e sofrem de hipotireoidismo. Se não tiver a certeza se pode seguir esta dieta, deve consultar o seu médico antes de a introduzir.

Uma dieta pobre em hidratos de carbono é uma forma de uma dieta que vale a pena tomar por mais do que algumas semanas. É melhor introduzir gradualmente e gradualmente um fornecimento reduzido de hidratos de carbono. e gradualmente sair da dieta, também. Isto é particularmente importante em no caso de uma dieta cetogénica, em que a quantidade de hidratos de carbono é mantida ao mínimo, e quando chegamos à cetose, o nosso corpo está a ser convertido para tirar energia das gorduras.

Lembre-se que uma dieta pobre em hidratos de carbono, como qualquer outra dieta, será mais eficaz se combinada com actividade física sistemática.

Olha para isto: cardio HIIT ou TABATA – o que é melhor para queimar gordura?

Dieta low carb – factos e mitos

Em torno da dieta pobre em carboidratos Há muitos mitos a circular. Abaixo vamos derrubar alguns deles.

O organismo é incapaz de recorrer a energia proveniente de uma fonte diferente dos hidratos de carbono

Durante muitos anos, a teoria prevaleceu, que os hidratos de carbono devem ser o macro-nutriente numa dieta. Eles são uma rica fonte de energia, influenciando bom funcionamento do corpo e do cérebro. Pesquisas recentes mostraram que no entanto, que os hidratos de carbono não têm de dar um contributo significativo para a dieta, especialmente para pessoas com um estilo de vida sedentário. Acontece que com a deficiência de hidratos de carbono, o nosso organismo irá extrair energia de outras fontes, neste caso… gordo.

Com uma dieta baixa em hidratos de carbono. Ainda estamos com fome.

Nada mais errado do que o contrário. aumentar a oferta de gordura e reduzir os hidratos de carbono, também limitamos a secreção de insulina, cujo crescimento inicial e o rápido declínio é responsável pelo sentimento de fome. Além disso… as gorduras são mais saturadas do que os hidratos de carbono e duram mais tempo proporcionam uma sensação de plenitude. Acontece que as pessoas que estão numa dieta cetogénica comer apenas duas ou três vezes por dia, porque não têm fome.

A dieta pobre em hidratos de carbono baseia-se em principalmente sobre as proteínas

Emagrecer pessoas são muitas vezes medo de gorduras, acreditando que eles vão aumentar a gordura corporal e, em vez disso, aumentar significativamente o fornecimento de proteína. Entretanto, demasiado deste ingrediente será convertido em glucose, o que fará com que os picos de insulina aumentem. O nível de proteínas na dieta deve ser constante e, portanto, não deve exceder 1,5-2 gramas por quilograma de peso corporal.

Em uma dieta pobre em carboidratos, devemos eliminar completamente os hidratos de carbono

A dieta low carb baseia-se em redução dos hidratos de carbono, não a sua exclusão total. Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não. temos de desistir dos hidratos de carbono por completo, basta mudá-los. uma fonte, que deve ser principalmente fruta e legumes. No entanto, eliminamos pão, grumos, massas e outros produtos. altamente processado com alto teor de carboidratos.

A dieta low carb e a dieta cetogenética são igual

Embora o principal objetivo da dieta cetogênica seja alcançar o estado de cetose, não o conseguiremos com a dieta tradicional low carb. A suposição é que a quantidade diária de carboidratos em uma dieta pobre em carboidratos é de 100-150g, enquanto que para alcançar a cetose não deve exceder 30-50g.

Uma dieta cujo ingrediente principal é A gordura é propícia a doenças cardiovasculares.

Durante muitos anos, a gordura era demonizado como um produto causador de doenças relacionadas com o sistema da circulação. Os produtos com baixo teor de gordura e baixo teor de gordura tornaram-se populares, e aumentar a oferta de hidratos de carbono, enquanto o número de casos está a aumentar não diminuiu, pelo contrário, tornou-se mais comum. Actualmente, a crença na nocividade das gorduras está a tornar-se cada vez mais popular. mais controversos e há muitos mais votos a favor mas apostar em gordura em vez de hidratos de carbono. Gordura saudável, claro.

A dieta low carb apoia o tratamento de certas doenças

Dieta de baixa concentração Os hidratos de carbono são particularmente recomendados para pessoas que sofrem de diabetes mellitus tipo 1 e 2, hipertensão ou síndrome do intestino irritável. Os pacientes confirmam a melhoria do seu humor e relaxamento. problemas gastrointestinais.

Redução do teor de hidratos de carbono em a dieta enfraquece a função da tiróide

Pessoas com hipotiroidismo não devem reduzir sua ingestão de carboidratos abaixo de 150-200 g. Uma redução repentina na oferta de carbono enfraquece a conversão da hormona T4 d T3. No entanto, existe uma transformação no chamado rT3, que bloqueia os receptores da tiróide. Por esta razão, uma dieta sem carboidratos não é recomendada para pessoas com hipotiroidismo.

Olha para isto: paleo dieta para emagrecer – qualquer pessoa pode usá-lo?