Quando um dia nos colocamos em frente ao espelho e, com maior ou menor espanto, descobrimos que ganhámos pelo menos alguns quilos, a primeira coisa que podemos pensar em tal situação é mudar imediatamente para uma dieta. É neste preciso momento que nos deparamos mais frequentemente com outro problema, o de encontrar a dieta certa, que é um compromisso entre o que gostamos e o que não devemos, definitivamente, comer. Ao contrário das aparências, não é uma tarefa fácil, e esta resignação dos pratos favoritos ou dos seus ingredientes é geralmente a solução mais eficaz. Permite que você não somente perca todo o peso adicional em um tempo relativamente curto, mas acima de tudo para manter permanentemente uma figura magra, atlética, que é exatamente o que nós nos importamos com o a maioria.

Dieta sem carne – moda temporária ou estilo de vida recomendado

Um dos mais radicais, mas é claro que não significa que, ao mesmo tempo, o método ineficaz de combater o excesso de peso é desistir de comer carne e todas as conservas feitas a partir dela. Até recentemente, o vegetarianismo, como lhe chamamos, era considerado uma moda temporária, quase uma fanabery de apenas um grupo de entusiastas e amplamente ridicularizado. Com o tempo, porém, verificou-se que mais e mais pessoas estavam interessadas nele, que queriam combinar cuidar de sua saúde com uma filosofia cada vez mais popular e justa de não ferir nenhum ser vivo. Há um ditado bem conhecido que diz que não comemos os nossos amigos e há muita verdade nele. O vegetarianismo começou a conquistar o mundo, elogiado por alguns especialistas e criticado por outros, com visões mais conservadoras. Com o passar do tempo muitas variedades foram criadas, não só carne ou salsichas começaram a desaparecer do menu, mas também a maioria dos outros produtos animais, e agora podemos encontrar várias abordagens para este estilo de vida.

As variedades mais comuns de vegetarianismo são..:

  • frutarianismo, que consiste em consumir apenas fruta;
  • Vitarianismo, cujos apoiantes comem apenas vegetais;
  • lacto-vegetarianismo, neste caso é permitido comer produtos lácteos, ou seja, produtos lácteos e vegetais, proibindo o consumo de ovos;
  • vegetarianismo incómodo, em que os peixes e produtos feitos a partir deles são permitidos na dieta;
  • semivegetarianismo, que come peixe, lacticínios e aves, mas não carne de mamíferos;
  • veganismo, em que apenas se comem frutas e produtos hortícolas, excluindo completamente todos os produtos de origem animal.

Entre as muitas variedades desta dieta, o vegetarianismo na sua forma original e o veganismo ganharam mais popularidade. Ambos já chegaram ao nosso país, encontrando também seus apoiadores, que há pelo menos uma dúzia de anos discutem sobre uma dieta mais saudável que traz maiores benefícios para o estado geral de saúde. Para resolver este conflito, pelo menos parcialmente, tentaremos aproximar as duas dietas, e a questão individual de cada pessoa é qual delas estará pronta para decidir.

Dieta vegetariana – a carne é mesmo má para nós?

Olhando para a dieta da maioria da nossa sociedade, estamos lentamente a ficar menos surpreendidos com o facto de o excesso de peso e a obesidade se terem tornado um problema social e de todos os anos estarem a ser gastas enormes somas de dinheiro para tratar os seus efeitos negativos. Deixe-nos honestamente dizer que nós estamos começando mais gordos, e é com uma dieta apropriada que nós podemos não somente perder o peso, mas também começar livrado de a maioria de nossas doenças. É por isso que muitos especialistas, tanto médicos como nutricionistas profissionais, recomendam cada vez mais o vegetarianismo, removendo todos os ingredientes nocivos de origem animal do menu. No entanto, temos de admitir que as opiniões sobre esta matéria estão divididas e que nos encontraremos com tantos apoiantes do consumo de carne vermelha, por exemplo, como com os seus ferozes opositores.

Os factos são óbvios, no entanto, por um lado, a nossa costeleta favorita é certamente uma importante fonte de ferro e de proteínas, mas, por outro lado, contém uma grande quantidade de ácidos gordos saturados não inteiramente saudáveis. Excessivamente fornecido ao corpo pode rapidamente tornar-se uma causa de aumento do nível de colesterol “mau” no sangue, que é uma forma simples de doenças graves e potencialmente fatais do coração e do sistema circulatório. Uma grande quantidade deste tipo de ácido também pode ser encontrada em gordura, óleo, banha e manteiga. Embora a crítica à carne vermelha ainda seja controversa, é melhor substituí-la por carne branca mais saudável de aves, por exemplo, ou mudar para o vegetarianismo e remover ambos os tipos da sua dieta diária.

Vegetarianismo – os benefícios mais importantes para a saúde

Os benefícios da transição para o vegetarianismo parecem óbvios, por isso vale a pena ouvir a opinião de especialistas e livrar-se de uma vez por todas não só do excesso de peso, mas também de muitos problemas de saúde. Uma curta conversa com um nutricionista irá mostrar-nos que a remoção de carne da nossa dieta pode ter um efeito positivo na redução do risco de inúmeras doenças. Isto é influenciado por fornecer o corpo com o que é necessário para o bom funcionamento, vitaminas: A, B, C, praticamente todos os minerais, fibra dietética, ácidos graxos saudáveis Omega – 3, fitoestrogênios ou flavonóides.

Doenças que são prevenidas por uma dieta vegetariana devidamente composta:

  • as doenças cardiovasculares mencionadas acima, especialmente aterosclerose, hipertensão, e o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral também é reduzido;
  • Cancros, as doenças mais perigosas com uma elevada taxa de mortalidade, incluindo o cancro da próstata, o cancro do intestino, o cancro do estômago, o cancro da bexiga urinária, o cancro do pâncreas e até o cancro da mama;
  • cálculos renais ou vesícula biliar;
  • apendicite;
  • artrite reumatóide;
  • todas as doenças relacionadas com a obesidade;
  • Grau II diabetes mellitus, também uma causa de coexistência com outras doenças, como a síndrome do pé diabético extremamente perigoso.

A dieta vegetariana também tem um efeito positivo na condição da nossa pele, especialmente por retardar em certa medida os processos do seu envelhecimento natural devido à eliminação de ingredientes que podem afectar a actividade excessiva dos radicais livres.

Vegetarianismo – defeitos a ter em conta

Tudo isto, naturalmente, parece bonito e eliminar a carne do menu diário irá certamente trazer benefícios para a saúde, mas esta dieta também tem algumas desvantagens, que vale a pena conhecer antes de decidir sobre ela. O nosso corpo é um mecanismo complexo, composto por muitos sistemas de cooperação estreita e uma disfunção de pelo menos um deles pode ter um efeito adverso sobre os outros. É inegável que a carne na sua forma vermelha, a carne de vaca e até de porco, é uma importante fonte de proteínas, ferro, zinco e vitaminas B12 e D, que por vezes é difícil de fornecer de qualquer outra forma. Muitos médicos até soam o alarme, considerando que a dieta vegetariana é uma séria ameaça à nossa saúde, embora na nossa opinião pareça um pouco exagerada. É importante manter o equilíbrio certo entre todos os componentes da dieta, o que pode ser inicialmente difícil de fazer. Se não tivermos cuidado com isso, então temos realmente de ter em conta as graves consequências para a saúde, a possibilidade de ocorrência de doenças como..:

  • anemia megaloblástica, ou seja, anemia, resultante da deficiência de vitamina B12 no organismo;
  • raquitismo, doença que leva a deformidades ósseas decorrentes da redução de sua mineralização, resultado da deficiência de vitamina D;
  • A síndrome da desnutrição protéica, como o nome sugere, foi causada pela falta de quantidade adequada de proteína no organismo;
  • distúrbios menstruais;
  • distúrbios do sistema digestivo, na maioria das vezes sob a forma de diarreia problemática.

Evidentemente, todos estes problemas podem ser evitados através da composição adequada do menu diário e da garantia de que contém grandes quantidades de vitaminas da fruta, legumes e produtos à base de cereais, cálcio dos produtos lácteos e produtos lácteos, bem como minerais, incluindo ferro, que podem ser encontrados em espinafres, por exemplo.

Veganismo – uma dieta que elimina não só a carne, mas também os produtos lácteos

Os amantes e adeptos da dieta vegana, que é, como já sabemos, uma forma mais restritiva de vegetarianismo, decidiram ir ainda mais longe e, além de eliminar a carne e os produtos de carne do cardápio, também retiraram leite, laticínios e ovos. É uma solução bastante radical, mas está ganhando cada vez mais popularidade, também promovida por personagens das primeiras páginas de jornais e portais de fofocas, atores famosos ou celebridades. Este pode não ser o melhor modelo a seguir às vezes, mas não há como negar que o veganismo não significa apenas uma rápida perda de peso, mas também outros benefícios para a nossa saúde sobrecarregada. Naturalmente, isto só é possível se escolhermos os produtos certos para o equilíbrio certo das refeições. Muitas pessoas perguntam agora a si próprias como podem substituir a carne, os produtos à base de carne e todos os outros produtos de origem animal, a fim de fornecer ao organismo os nutrientes necessários. Torna-se necessário encontrar substitutos de carne eficazes com uma composição igual ou pelo menos semelhante, caso contrário poderemos estar expostos a doenças causadas, por exemplo, pela deficiência de vitaminas ou de outros ingredientes que os previnam.

Veganismo – como compor refeições para evitar problemas de saúde

A composição correta de uma refeição vegana pode ser difícil no início, mas felizmente a informação correta pode ser encontrada em muitos sites dedicados à alimentação saudável. Eles publicam, entre outras coisas, um menu semanal, e se ainda temos dúvidas, esse plano de nutrição pode sempre ser consultado com um nutricionista. Curiosamente, também vamos receber informações sobre este assunto de médicos especialistas, muitos dos quais se tornaram fãs do estilo de vida vegano.

Produtos incluídos numa dieta vegana devidamente composta:

  • produtos à base de cereais, tais como centeio, aveia, menos frequentemente trigo, massas integrais, grumos, aveia, pão integral escuro;
  • vegetais e frutas em praticamente todas as formas;
  • leguminosas, lentilhas, soja, feijões, ervilhas, grão-de-bico e favas;
  • nozes;
  • Os produtos de soja, como o leite que pode ser substituído com sucesso, são a vaca e o tofu, um queijo de soja extremamente popular que é consumido tanto frio como quente;
  • todas as sementes, girassol, linhaça, linhaça, sementes de abóbora, cânhamo;
  • gorduras exclusivamente de origem vegetal, por exemplo, óleo de coco não refinado recomendado por nutricionistas, com o qual a quantidade não deve ser exagerada, mas sim ideal para saladas;
  • os cogumelos que este ano cresceram excepcionalmente bem nas nossas florestas.

Veganismo – vantagens e desvantagens deste tipo de dieta

Este tipo de dieta, tal como o vegetarianismo, requer uma abordagem ponderada, tendo as suas vantagens inegáveis, também realçadas pelos especialistas mencionados. Pesquisas recentes mostraram que, ao contrário do que os cépticos afirmam, ambas as dietas parecem ter mais vantagens, entre as quais cabe destacar a prevenção e a ajuda no tratamento de muitas doenças perigosas. No caso do veganismo, a lista das doenças acima mencionadas, para as quais uma dieta vegetariana pode ajudar, também deve ser complementada:

  • minimizando o risco de obesidade, uma dieta vegana bem composta e equilibrada ajuda a manter o peso no nível certo, determinado pelo fator BMI;
  • manter o nível de colesterol LDL, que é um elemento importante na prevenção das doenças cardíacas descritas, a um nível que não represente uma ameaça para a saúde;
  • Aumento significativo da imunidade natural do organismo, resultante do fornecimento de nutrientes que lhe permitem fazê-lo com o aumento simultâneo da resistência às alergias;
  • melhor funcionamento do sistema digestivo, queima mais rápida e sem perturbações das gorduras e da digestão combinada com a remoção de toxinas e outros produtos metabólicos negativos do organismo;
  • contribuição para a prevenção e o tratamento de doenças neurodegenerativas como a Parkinson ou a Alzheimer, conforme demonstrado pela investigação neste domínio;
  • tratamento e redução dos sintomas da asma brônquica;
  • preservação a longo prazo de ossos fortes e articulações saudáveis, prevenindo o desenvolvimento de osteoporose, fornecendo doses adequadas de vitamina K, magnésio e potássio;
  • profilaxia da cárie, causada por uma dieta inadequada, geralmente dominada por produtos contendo até mesmo quantidades astronômicas de açúcar, o maior inimigo do esmalte dental.

Infelizmente, também nesta dieta, como em muitas outras podem ser encontradas algumas desvantagens. Por conseguinte, ao escolhermos este método de nutrição, devemos também ter em conta certas consequências negativas, resultantes, contudo, dos nossos erros, os mais importantes dos quais são:

  • mais uma vez, deficiências de nutrientes, vitamina B12, D e ácidos graxos Omega – 3, sem os quais muitos sistemas importantes do nosso corpo, especialmente o cérebro e o sistema nervoso, não podem funcionar adequadamente;
  • uma falta de cálcio, muitas vezes resultante de uma escassez na dieta de produtos contendo cálcio;
  • deficiência de ferro e zinco;
  • falta de quantidades adequadas de proteína, que, no entanto, está contida em muita carne, e sua deficiência na dieta vegana também elimina o leite e produtos lácteos.

Manter uma dieta vegana ou vegetariana também deve ser considerado por mulheres grávidas ou a amamentar, embora estudos recentes indiquem que é improvável que represente um risco para a saúde tanto da mãe como da criança.