Em um post anterior eu escrevi sobre os efeitos negativos que os chás laxativos regulares podem ter. Na verdade, se você quiser aumentar a taxa metabólica e apoiar os intestinos, você não tem que alcançar para eles. Há uma maneira muito mais saudável – comer fibra dietética.

Flocos de aveia e outros flocos de cereais, farelo, vegetais e frutas, pão integral – estes produtos são excepcionalmente ricos em fibra alimentar, que desempenha um papel inestimável na melhoria dos processos digestivos. Você também pode encontrar grandes quantidades dele em muesli, pão crocante e paus de cereais disponíveis em quase todos os mercados ou mercearias.

Fibra é um polissacarídeo fibroso que se comporta de forma muito característica no trato digestivo. Isto é porque não é digerido, mas em vez disso ele se move através de todas as seções do sistema digestivo e varre todos os restos que permanecem nele. Esta propriedade favorece a eliminação de produtos metabólicos nocivos do organismo. Além disso, a fibra alimentar melhora naturalmente a função intestinal, provoca movimentos peristálticos mais intensos e, portanto, previne a obstipação, regula o metabolismo e apoia a perda de peso. A lista das suas propriedades valiosas deve ser alargada, reduzindo a absorção de glicose e a capacidade de inchar no estômago e aumentar a sensação de saciedade, o que também se traduz em efeitos de emagrecimento.