Seria difícil encontrar uma pessoa que, por vezes, não tombe uma cama, olha para um tecto ou uma janela e não consegue dormir durante horas. Embora tal condição ocorra relativamente raramente, uma vez em poucas noites, geralmente não há motivo para se preocupar. No entanto, se este é um fenómeno permanente que encontramos praticamente todos os dias, pode significar que estamos a sofrer de insónia, uma das doenças já reconhecidas como civilização e que afecta uma percentagem crescente da população. Ao mesmo tempo, é uma doença tão grave que não devemos subestimá-la em circunstância alguma, porque, se não for tratada, pode causar muitas outras doenças que têm um impacto negativo na nossa saúde em geral. A privação contínua do sono afetará não só nossa psique, mas também nossa condição física, e sua falta total por muito tempo constitui uma ameaça à vida. Portanto, vale a pena saber o que causa insônia, quais são seus sintomas característicos, efeitos e como tratá-lo mais frequentemente.

Insônia – o que é realmente?

Se olharmos para uma definição simples e compreensível de insônia, por exemplo, na Internet, podemos ler que não é sono suficiente por dia ou sua má qualidade. Em termos um pouco mais científicos, dizemos que a insónia, também conhecida como insónia em latim, é uma perturbação do nosso ritmo natural diário, do tempo que passamos a trabalhar e a descansar, da profundidade e duração do sono. No entanto, independentemente da definição, tal condição pode ter um efeito extremamente adverso sobre todo o corpo, especialmente quando dura muitas semanas ou meses. Curiosamente, até recentemente tais distúrbios eram considerados normais, especialmente em pessoas de meia-idade e idosos. Todo mundo certamente já ouviu dizer que o velho não precisa dormir muito, embora na realidade ele precisa tanto quanto um adolescente, o melhor recomendado 8 horas por dia. Infelizmente, a forma como vivemos as nossas vidas significa que mesmo os jovens, que estão stressados, ocupados e não são ensinados a descansar adequadamente, já são afectados pela insónia. As estatísticas são impiedosas, dizendo que até um terço dos poloneses se queixam de problemas de sono, e os médicos diagnosticam a insônia crônica mais grave na maioria deles. A única coisa positiva é que a medicina também mudou a sua abordagem a esta questão, e os problemas de sono já não são tratados como um sintoma de uma doença, mas como uma doença distinta que muitas vezes requer tratamento especializado. Foi classificado mesmo separada e, além do insomnia típico, nós podemos também vir através dele:

  • ataques súbitos e descontrolados de sonolência durante o dia, denominados narcolepsia, que não podem ser controlados sem um tratamento adequado;
  • ronco, que também é extremamente oneroso para o resto da família;
  • apneia do sono;
  • uma sensação constante de sonolência, que pode ter várias causas e ser causada não só pela falta de sono, é muitas vezes também um sintoma de uma doença grave, que não devemos subestimar;
  • perturbações do sono, como ansiedade, frangos e movimentos involuntários dos membros inferiores, ou seja, síndrome da perna ansiosa ou sonambulismo.

Insônia – as causas desta doença

Como com muitas outras doenças, o insomnia pode também ter faces diferentes e ser causado por muitas causas. A nossa vulnerabilidade muda ao longo do tempo e é mais provável que afecte as mulheres do que os homens. Ela também afeta as pessoas que pertencem aos chamados grupos de risco mais frequentemente, como as pessoas que sofreram várias doenças mentais, especialmente a depressão ou que estão na menopausa, mulheres ou menopausa. Geralmente começa com problemas inocentes, pequenos mas gradualmente crescentes com o adormecer ou mudar o momento em que você vai para a cama. Também pode ser ao contrário, deitamo-nos e levantamo-nos cada vez mais cedo. Como já referimos, as razões para tal são variadas e podem ser divididas em dois grupos separados. A primeira é que nós realmente temos alguma influência sobre ele, porque a insônia é muitas vezes nossa culpa. A segunda são causas que são independentes da nossa vontade, resultantes do desenvolvimento de doenças do corpo, sobre as quais podemos não saber actualmente.

As causas da insónia, que devemos a nós próprios.

Muitas vezes somos culpados de distúrbios do sono que encontramos em nós mesmos, negligenciando muitos fatores importantes que afetam significativamente a qualidade do sono. Portanto, antes de irmos a um médico, vamos verificar se algo no nosso quarto, ou mesmo na nossa dieta ou estilo de vida, não é uma razão para dormirmos mal. As causas mais comuns de insónia que podemos influenciar são..:

  • uma cama desconfortável com um colchão mal selecionado que faz com que o nosso corpo fique na posição errada, o que pode causar, entre outras coisas, doenças dolorosas que dificultam o adormecimento. Ao comprar um colchão ou roupa de cama, escolha apenas aqueles feitos de materiais naturais e respiráveis;
  • a temperatura errada no quarto, muito baixa ou muito alta. Especialistas apontam que o ideal, que nos permite adormecer o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, ter um bom descanso, varia de 18 a 22 graus. Também vale a pena eliminar todos os estímulos que tornam difícil adormecer. Ao ir para a cama, desligue sua TV, laptop e não leve seu smartphone ou tablet para a cama;
  • difícil de digerir, dieta gordurosa, excessivamente pesado antes de dormir nosso sistema digestivo, o que pode causar problemas digestivos noturnos e, em vez de na cama, podemos passar a noite no banheiro. Os médicos também não recomendam ir para a cama com o estômago vazio, mas a última refeição deve ser um jantar facilmente digerível, de preferência comido cerca de 2-3 horas antes de ir para a cama. Devemos também evitar quaisquer nutrientes estimulantes, contendo cafeína, café e sobretudo álcool, após o que o nosso sono certamente não será saudável e agradável;
  • nenhuma atividade física de qualquer tipo durante o dia, especialmente ao ar livre. Um estilo de vida sedentário pode causar problemas de hipoxia, o que também afecta negativamente a qualidade do sono e torna difícil adormecer. É uma boa ideia dar um pequeno passeio à noite, depois do qual dormiremos tranquilamente até de manhã;
  • ir para a cama em alturas diferentes causando uma perturbação praticamente imediata do nosso ritmo natural diário de descanso e actividade. É melhor definir um tempo fixo para ir para a cama e observá-lo rigorosamente.

Causas da insónia resultante de outras doenças

Embora todos os fatores acima mencionados insônia-relacionados podem ser alterados imediatamente, aqueles independentes da nossa vontade muitas vezes exigem um diagnóstico profissional, que geralmente só pode ser feito por um médico. A constante e repetida falta diária de sono adequado também é causada por..:

  • doenças psicóticas, especialmente o stress grave, que se está a tornar cada vez mais difícil de evitar. A insónia é também um sintoma de neurose, ansiedade, alucinações, alucinações, alucinações, alucinações e depressão;
  • danos no sistema nervoso que interferem com o seu bom funcionamento;
  • hipertensão e outras doenças do coração e de todo o sistema circulatório. Estas doenças incluem dor intensa e falta de ar, muitas vezes de tal forma que dificultam a respiração normal, o que afecta automaticamente a qualidade do sono e os problemas de adormecimento;
  • doenças respiratórias, complicações após pneumonia e, sobretudo, asma, que se manifesta também à noite em ataques de dispneia que requerem medicação imediata;
  • problemas do trato urinário, doença renal ou inflamação da bexiga, o que torna necessário urinar frequentemente, também à noite. Nos homens, a hipertrofia da próstata é uma causa comum de insónia;
  • a menopausa acima mencionada em mulheres que causam sérios desequilíbrios hormonais no corpo e secreção estrogênica inadequada pode prolongar significativamente a fase do sono REM;
  • doenças da tiróide, especialmente seu hipertireoidismo, dando sintomas que perturbam o sono, como nervosismo, sudorese excessiva, ritmo cardíaco acelerado, dispnéia;
  • perturbações na secreção de melatonina, uma hormona cujo nível inadequado, demasiado baixo, é uma das causas mais frequentes de insónia.

Esta é apenas uma parte da razão dos nossos problemas em adormecer e dormir. Podemos também deparar-nos com a chamada insónia primária, cujas razões não foram plenamente reconhecidas até agora, o que a torna a mais difícil de curar.

Insónia – efeitos e métodos de tratamento utilizados

Qualquer que seja a causa, a insónia é uma doença que requer tratamento imediato. Se não o fizermos, ele se aprofundará, conduzindo gradualmente o corpo a um estado de completa destruição física e mental. Falta de sono leva ao desenvolvimento de muitas doenças perigosas, especialmente tais como:

  • défices de concentração e de memória que conduzem a perturbações cognitivas e problemas com a fala lógica e a formulação correcta de frases;
  • uma sensação constante de fadiga, que faz com que o desencorajamento crescente para realizar até mesmo as atividades diárias mais simples;
  • problemas com a digestão adequada, o que leva ao aumento do sobrepeso e da obesidade. Ao mesmo tempo, o apetite aumenta, o que não permite controlar o apetite excessivo;
  • um nível demasiado elevado de açúcar no sangue, levando ao desenvolvimento de diabetes fase I ou II;
  • doença cardíaca e todo o sistema circulatório, especialmente a hipertensão acima mencionada, e em muitas pessoas o risco de distúrbios do ritmo cardíaco ou infarto ou acidente vascular cerebral aumenta também;
  • distúrbios da potência e, em muitos casos, a inibição quase total do impulso sexual resultante da fadiga ou mesmo da exaustão extrema do organismo causada pelo sono insuficiente;
  • Cancros, associados à redução da nossa imunidade natural que ameaça o desenvolvimento do cancro da próstata nos homens, ovário e útero nas mulheres ou cancro da mama ou do cólon;
  • doenças mentais, como a neurose grave, que por vezes pode levar a um aumento dos níveis de agressão, ou depressão, que muitas vezes requer tratamento hospitalar.

Os efeitos da insónia podem ser verdadeiramente trágicos. Portanto, assim que notarmos os primeiros sintomas preocupantes e o número de noites sem dormir estiver crescendo a um ritmo alarmante, é hora de começar a neutralizá-los efetivamente. Existem muitas maneiras de tratar esta doença, mas a maioria dos especialistas tenta evitar dar aos seus pacientes agentes farmacológicos fortes, tais como comprimidos para dormir. A sua eficácia é certamente elevada, mas, ao tomá-los, temos também de ter em conta os efeitos secundários graves em muitos casos. Estes incluem, mas não se limitam a, o sistema imunitário descrito acima, problemas de concentração, sonolência, alterações de humor, diferentes graus de comprometimento cognitivo e até mesmo dependência. É melhor usar métodos naturais, usar a ajuda de um psicólogo que nos mostrará como cuidar adequadamente da higiene do sono recomendada. Você também pode optar por usar preparações à base de ervas populares com uma relaxante, calmante e facilitar o sono, ou para complementar a deficiência de melatonina. Estes últimos mostram uma eficácia por vezes comparável à dos fármacos, e um dos mais frequentemente recomendado pelos especialistas é o Melatolin Plus.

Melatolin Plus – um suplemento que torna mais fácil adormecer

É um suplemento dietético moderno e completamente seguro, composto por ingredientes cuidadosamente selecionados para apoiar o tratamento da insônia. Contém apenas substâncias naturais, na sua maioria de origem vegetal, e podemos encontrá-las, entre outras coisas:

  • A melatonina, chamada de hormona do sono por especialistas, permite-lhe reajustar o nosso relógio biológico interno;
  • Camomila comum, com calmante e reduzindo os efeitos negativos da fadiga física e mental;
  • extracto de cones de lúpulo, cheio de lupulina, permitindo-lhe também acalmar-se mesmo depois do dia mais duro e nervoso;
  • A raiz de ginseng, que por sua vez remove os efeitos do stress de forma mais eficaz, o que também tem um impacto significativo na qualidade do nosso sono, também ajuda na rápida regeneração do corpo.
Melatolin Plus

Se utilizar o Melatolin Plus regularmente, poderá relaxar à noite, acalmar-se e relaxar. Vamos nos livrar de todas as emoções negativas que tornaram difícil para nós adormecer até agora, e nosso sonho será finalmente forte, para que pela manhã nos sintamos totalmente descansados. O suplemento pode ser adquirido directamente ao fabricante através da encomenda através do seu website, com uma garantia não só de eficácia mas também do preço promocional mais baixo.