O Nordic walking é um método recreativo bem conhecido. Consiste em marchas com o uso de pólos característicos. Esta forma de movimento físico é descrita como uma composição de uma marcha tradicional com técnica de esqui de fundo. Cultivar Nordic walking é uma forma muito simples que traz muitos benefícios para a saúde.

A Nordic walking foi criada na Finlândia na década de 1920. No entanto, tornou-se o mais popular entre os numerosos amadores deste esporte ao longo dos últimos anos. No início era apenas uma forma de treino para atletas de todo-o-terreno. Em 1997, foi descrito por Marko Kantanev. Antes disso, era indescritível, por isso, além dos esquiadores de fundo, que foram iniciados neste campo, ninguém sabia marchar com paus propriamente dito.

Nordic walking – Quais são as vantagens de andar com bastões?

O Nordic walking não é levado a sério por muitas pessoas. À primeira vista, tudo pode parecer muito fácil. Uma simples caminhada com bastões não deve ser um esforço excessivo, o que terá um impacto positivo na nossa saúde. No entanto, a Nordic walking envolve todos os músculos do corpo para trabalhar. Portanto, se realizada regularmente e com grande intensidade, ela se traduzirá em resultados visuais na forma de uma figura esbelta. Caminhada adequada com bastões envolve principalmente os músculos, tais como:

  • Tríceps
  • Bíceps
  • Músculos das pernas
  • Músculos do peito
  • Músculos do ombro
  • Músculos abdominais

Deve-se também notar que a técnica de caminhar dentro da Nordic walking tem um efeito diferente nestas partes do corpo do que ao correr ou andar. Esta forma de atividade pode ser uma boa adição à execução. No entanto, nem todos sabem que o Nordic walking também inclui três níveis básicos de actividade.

  • Nível de saúde
  • Nível de aptidão física
  • Nível desportivo

Estes níveis diferem em intensidade e propósito. No entanto, o menor esforço é colocado no nível de saúde e é dirigido principalmente a pessoas mais velhas ou após lesões, que querem recuperar a condição física. Este nível permite-lhe realizar 1-2 treinos após 30 minutos por semana. O esforço mais intensivo é realizado ao nível da condição física. Neste caso, são recomendadas três unidades de treino de cerca de uma hora e meia. A maior parte do esforço requer e traz os melhores resultados ao nível desportivo. Nesta fase, o treinamento deve ocorrer em terrenos diferentes, como colinas, ravinas, montanhas. No entanto, o ritmo do exercício deve ser bastante intensivo. Durante a semana é aconselhável ter três sessões de treino com uma pausa diária. Durante este tempo, o corpo será capaz de se regenerar.

Leia também: Classificação dos queimadores de gordura

Nordic walking – Como andar corretamente para perder peso?

Esta técnica é uma parte essencial do Nordic walking. A queima de gordura é um dos muitos benefícios que uma caminhada regular com bastões pode trazer. A marcha adequada depende de várias técnicas. Portanto, há algumas coisas a ter em mente:

  • Devem ser tomadas medidas com a transferência do peso corporal do pé, através do metatarso para os dedos dos pés.
  • Os postes devem estar virados para trás diagonalmente durante a marcha.
  • Ao colocar o calcanhar direito, a vara esquerda deve tocar no chão. No caso da perna esquerda, é um pau direito.
  • Quando você move sua mão para frente, ela não deve cruzar a linha de seus quadris.
    Os postes devem ser mantidos na extremidade onde existe um perfil adequado para a palma da mão.

Recomenda-se que as pessoas que estão apenas começando sua aventura com Nordic walking comecem a aprender a andar com paus sem eles. Tais exercícios irão permitir-lhe desenvolver hábitos adequados e manter uma silhueta simples, pés adequados ou relaxamento dos ombros. Após 1-2 marchas de teste sem bastões, você poderá começar a praticar com bastões especiais. Lembre-se, no entanto, que Nordic walking é a mesma atividade física que os outros. Por esta razão, este treinamento é precedido por alguns minutos de aquecimento.

Para aqueles que querem queimar tecido adiposo, recomendo a elaboração de um plano de treinamento, que será implementado de forma consciente. O mais eficaz será o exercício do nível da aptidão, isto é, exercícios longos em um ritmo rápido, que permitirá que você perca o peso e melhore a aparência do corpo inteiro.

Nordic walking – Que pólos escolher?

Aqui, o equipamento é de grande importância porque está sendo usado constantemente e vulnerável a danos. É bom saber que os postes Nordic walking se destacam dos outros postes. As que caminham são caracterizadas pelo facto de terem luvas especiais no topo. Assim, é possível transferir o movimento dos braços para o poste. Ao comprar paus para Nordic walking será ótimo para experimentar luvas. Desta forma, vamos verificar se nos sentimos confortáveis com eles e com o seu comprimento. A maioria dos pólos de boa qualidade são ajustáveis, por isso podem ser ajustados para atender qualquer pessoa e sua altura. Se uma pessoa que está planejando fazer treinamento Nordic walking sobre asfalto vai fazê-lo, eles devem comprar almofadas de borracha especiais no fundo dos postes.

Lê-o também: As melhores pílulas de emagrecimento