Nada estraga o ambiente como engordar após o processo de perda de peso estar completo. O fenômeno é chamado de efeito yoyo e afeta muitas pessoas que têm tentado repetidamente perder peso. Seu a causa mais comum é uma dieta demasiado restritiva, sem ligação com actividade física. O efeito yoyo tem um efeito nocivo não apenas para a saúde mental e física. Felizmente com o conhecimento certo, você pode lidar com este problema. Como evitar o efeito yoyo?

Efeito Yoo-yo – características

Com o efeito yoyo, determinamos o processo de perda de peso cíclico e ganho de peso. Falamos disso quando, dentro de 5 meses após o final do processo de perda de peso, o ganho de peso aumenta 10% em relação ao peso alcançado durante o processo de perda de peso.


O efeito yoyo afecta muitas pessoas, porque praticamente qualquer um pode perder peso, o problema surge quando queremos manter o peso. Os nutricionistas relatam que Só após cerca de 5 anos de perda de peso você pode Pára de te preocupares com o efeito yoyo. Porque leva tanto tempo a para desenvolver novos hábitos para manter o seu peso.

O que é isso? A maioria das pessoas durante ele tenta manter os princípios da dieta, mas sempre obter o peso dos seus sonhos, voltar para os velhos muito rapidamente. hábitos. Esta é a causa mais comum do efeito yoyo, porque o corpo, que há muito tempo recebiam menos calorias e de repente ele está a receber mais deles, não consegue acompanhar a exploração de alimento para energia e irá transformá-lo em tecido adiposo, a preparar-se para outro período de “fome”.


Porque não consigo manter o meu peso? Causas do efeito yoyo

A causa do efeito yoyo pode ser para distinguir vários, mas geralmente é devido à falta de conhecimento da perda de peso efectiva. Muitas vezes, simplesmente não nós entendemos as necessidades do nosso corpo, usamos restrições demais uma dieta que não lhe dá tudo o que ele precisa, e O retorno rápido aos hábitos normais é uma forma simples de obter o efeito yojo. Vamos ver quais são as causas mais comuns deste fenómeno.

Demasiada perda de peso

Perda de peso instantânea nunca é saudável para o nosso corpo. Sim, fica bem quando se está com dia a dia, enquanto se olha ao espelho ou em pé de peso, nós vemos os efeitos dos nossos esforços. No entanto, nós devemos para pensar se é tão bom para o nosso corpo também? Uma perda de peso rápida é geralmente o resultado de uma doença grave ou reduzir drasticamente o fornecimento de calorias. Redução significativa a quantidade de comida consumida ou uma súbita greve de fome é um choque para o nosso corpo. Isto leva a uma vitamina significativa e os minerais que precisamos para funcionar corretamente, e sobre ferroviários podem resultar em imunossupressão e outros problemas saúde. Mas estas não são as únicas consequências de tal do processo. A dieta restritiva faz o nosso corpo entrar em um estado de economia intensiva de energia para que possa se …para o próximo período de fome. Como resultado, o corpo será mais rápido a acumulação de tecido adiposo, assim que aumentamos a quantidade de de calorias consumidas. Uma dieta drástica também ajuda a desacelerar do metabolismo, e depois, quando se volta à nutrição normal, a transformação o assunto será mais lento, por isso queimaremos menos calorias, que será depositado como gordura nos tecidos.

Dieta sem exercício

Muita gente está a perder peso, seguindo uma dieta restritiva sem atividade sistemática físico. Isto é um erro porque a drástica redução de calorias resulta não só na perda de gordura, mas também de músculo, que é útil para queimar calorias porque os músculos eles usam uma parte significativa da energia que vem dos alimentos. Cada mais, o treinamento regular apóia o metabolismo, aumenta a eficiência e melhora a sua respiração e o seu bem-estar.

Um regresso rápido aos hábitos habituais

Os instrutores pessoais e nutricionistas aconselham a escolher uma dieta que nos permita funcionar correctamente em todos os momentos. A ideia é que uma nova forma de comer não é apenas perder peso, mas tornar-se uma nova forma de vida. Podemos ter uma dieta de 1200 calorias e certamente perderemos peso com isso, mas quanto tempo podemos manter uma dieta assim sem consequências para a saúde? E assim que voltamos aos nossos velhos hábitos, o peso começa a aumentar. Uma dieta cetogénica é eficaz na perda de peso, mas só deve ser utilizada se conseguirmos viver dela e soubermos compensar a escassez de vitaminas e minerais que pode ocorrer durante a redução significativa dos hidratos de carbono.

Se tratarmos a dieta como apenas uma mudança temporária e vamos começar a comer “à moda antiga” logo a seguir, como conseguimos o peso dos nossos sonhos, não devemos ficar surpreendidos quando vai haver um efeito yoyo.


O efeito yoyo é evitável?

Basta olhar para as pessoas que conseguiram emagrecer com sucesso e continuam a manter um bom peso. Se o efeito jojo nos afeta, isso não significa que algo está conosco. Não é assim. Se certas condições não estiverem envolvidas, o que pode causar aumento de peso, só temos de seguir algumas regras, e certamente vamos conseguir manter uma figura magra depois de perder peso.

Uso de dietas racionais

A dieta deve ser adaptada a do nosso corpo e, como eu escrevi antes, tomar forma, que podemos usar durante muito tempo. Assim deve ser. equilibrado e cheio de valor nutricional, o que nos permite para funcionar correctamente. Vale a pena lembrar que um ritmo saudável perda de peso é aquela em que perdemos até 1,5 quilos em uma semana. Só então a perda de peso não será um grande fardo. para o corpo, por isso, para evitar o efeito ioiô, é melhor para desistir das chamadas dietas deficientes, ou seja, aquelas que contêm muito pequenas quantidades de calorias.

Estabeleça objectivos específicos para si

Emagrecer não deve ser um objectivo temporário. Isto significa que emagrecer até um casamento ou um feriado não é uma boa ideia. Envolve uma mudança significativa a forma de comer e de voltar aos velhos hábitos após a festa de casamento ou quando o Verão acabar. Nessas situações, temos muitas vezes para lidar com o efeito yoyo.

Aposta na actividade física

Não há como negar que emagrecer sem actividade física não será tão eficaz como quando começamos a fazer exercício sistematicamente. Claro que não temos de fazer 5 sessões de treino de homicídios por semana, o que vai demorar meio dia. Apenas um pequeno treino de 30 minutos de 2-3 vezes por semana vai ajudar-nos a manter a forma e acelerar a queima de tecido adiposo, ao mesmo tempo que fortalece os músculos. Basta escolher um dos treinos cardio mais eficazes, como o HIIT, TABATA ou o desenvolvimento geral crossfit, para facilitar a manutenção do peso. Vamos participar com caminhadas ativas, e não só nos ajudaremos a manter uma figura bonita, mas também oxigenaremos o corpo.

Saindo da dieta

A causa mais comum do efeito yoyo é que, assim que terminamos a nossa dieta, entramos no sistema de nutrição antes de começar. Entretanto, devemos fazer para sair da dieta e assim aumentar a caloria gradualmente, para que o corpo possa mudar para um maior consumo de energia, e o metabolismo está de volta ao normal. Voltar à alimentação normal deve durar várias semanas, de preferência aumentando o valor calórico em 100-150 kcal por semana.

Entre em novos hábitos

Quando se acaba de perder peso, vale a pena para permanecer em novos hábitos, e assim apostar numa alimentação saudável. Recordemos que produtos com um alto conteúdo de substâncias os nutrientes têm um melhor efeito no nosso corpo, dando-lhe uma melhor fonte de energia que pode ser usada ao máximo. Nós podemos aumentar os valores calóricos, mantendo um modo saudável da vida. Este comportamento não só vai manter o nosso peso, mas também irá afectar a nossa saúde em geral.

O efeito yoyo – a consequência para a saúde

O efeito yoyo não é apenas um problema. de natureza estética. Também pode envolver graves as consequências para a saúde mental e física.

Efeito Yoo-yo – efeitos na saúde físico

Quando usado muito dietas restritivas, o nosso peso corporal muda, mas nós perdemos não só a gordura corporal, mas também os músculos. Entretanto, quando voltarmos a ganhar peso, se não fizermos os exercícios, para fortalecer os músculos, nós só crescemos em tecido gorduroso. O efeito é que o número aparentemente se torna ainda mais “fofo” do que antes de teres começado a perder peso. Não é… mas a única falha neste estado de coisas. Prevalência tecidual a gordura sobre o tecido muscular aumenta o risco de doença para diabetes e doenças cardiovasculares.

Efeito Yoo-yo – efeitos na saúde mental

Alternar entre perder peso e engordar pode ser realmente frustrante. Quando vemos que apesar de uma dieta restritiva, após o fim da mesma o peso começa a aumentar novamente, perdemos a motivação, a nossa auto-estima diminui e o risco de depressão aumenta. As pessoas que experimentaram o efeito yoyo perdem a fé no facto de que a sua silhueta ainda pode melhorar e finalmente deixam de tentar. Às vezes acontece que o efeito yojo recorrente pode causar stress crónico.

Como manter o ritmo ideal emagrecendo?

Eu já escrevi antes sobre o facto de que os saudáveis a perda de peso não deve ser superior a 1-1,5 kg por uma semana. Nesta altura, vou dar-lhe algumas dicas sobre como manter tal a taxa de perda de peso. Vale a pena lembrar que o lento, gradual O emagrecimento reduz o risco do efeito yoyo.

Quantos quilos você pode perder peso em daqui a um mês, um ano?

O processo de perda de peso deve ser bem pensado e melhor para durar muito tempo do que muito tempo brevemente. Isto significa que emagrecer em ocasiões especiais não é uma boa ideia, porque para além do efeito yoyo, estamos a pôr-nos em risco por outras consequências para a saúde. Se perdermos Está bem. 1 quilograma, em um mês podemos perder peso cerca de 4 Libras. Por isso, quando se começa a emagrecer, vale a pena estabelecer “meta de peso”, que é decidir quanto peso queremos realmente perder. Se forem 10 quilos, a nossa dieta deve durar cerca de 3 meses.

Você deve saber que a taxa de perda de peso também depende do peso de saída. Os dietistas recomendam que a gota o peso corporal não era superior a 10% por ano.

Quantas calorias comer em uma dieta para evitar o efeito iô-iô?

Estudos mostram que com uma súbita redução significativa da quantidade de calorias consumidas, a taxa de metabolismo decresce até 20%. E mais, não volta à nutrição normal. Para conseguir uma perda de peso segura (ou seja, cerca de 1 kg por semana), o défice calórico não deve ser superior a 500 kcal. A procura calórica, tendo em conta a idade, o sexo e o peso, pode ser calculada através de calculadoras online gratuitas.

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