O stress está presente na vida praticamente todos os seres humanos. Aparece tanto na vida pessoal como na vida de uma pessoa. profissional, em pequena medida, dando-nos um pontapé para agir. e tornando-nos mais focados e motivados. Os efeitos positivos do estresse, no entanto, são pequenos, e quando estamos foi exposto a ela por muito tempo e, se for muito forte, sofre de e essa é a nossa saúde. Porque é que precisamos de stress, quais são os sintomas da crónica stress e como lidar com ele?

Stress – o que é isso?

O stress não é nada mais do que a reacção do nosso o corpo para estímulos vindos de fora, exigindo que sejamos fortes e fortes. adaptação rápida às condições actuais. O papel das hormonas do stress não é a retirada do organismo, pelo contrário, motivando-o a para agir para que ele possa lidar com a situação desagradável.

As hormonas do stress são:

  • adrenalina e noradrenalina (afectar os sistemas cardiovascular e muscular)
  • cortisol ( afecta níveis de glicose no sangue, metabolismo de proteínas, gorduras e gorduras e aminoácidos).

A concentração de hormônios de estresse está sujeita a mudanças constantes, mas quando há muitas delas, há problemas tanto na esfera física como na esfera física. psíquico.

O que são estressores?

Os estressores são os mencionados anteriormente. estímulos, ou seja, eventos que causam o aumento das hormonas de stress. Eles podem diferem em termos da força do impacto. Os mais fracos deles são nossos. Problemas comuns, diários que não afetam uma mudança significativa. nas nossas vidas, no entanto, porque elas acontecem o suficiente são muitas vezes um verdadeiro incómodo. Estressores gravemente relacionados estão com certas mudanças na vida, por exemplo, mudança de emprego, nascimento, etc. uma criança, um casamento ou uma mudança. Os piores são os chamados estressores catastróficos, que afetam o corpo humano de uma forma significativa, cobrindo frequentemente grandes grupos pessoas (guerra, ataques terroristas, catástrofes naturais). A morte súbita de um membro próximo do famílias ou outros acontecimentos dramáticos, causando distúrbios na região. zona mental (transtorno de estresse pós-traumático).

É claro que os estressores nem sempre têm de ser para ter um efeito negativo. Há também estresse positivo, associado a com alguma excitação e antecipação (Natal, data, partida). Estes são estressores que podem afectar o corpo humano. mais vantajosamente, acrescentando energia e vontade de agir.

Trabalhando como um dos estressores mais comuns

Uma mudança de emprego é classificada como stressores sérios, mas apenas ficar no lugar o trabalho e a execução do trabalho podem envolver stress, que ocorre quando o trabalho é executado Vamos trabalhar quase todos os dias. A investigação mostra que o trabalho é um dos empregos mais comuns. stressores que ocorrem, muitas vezes sob a forma de crónica. Em muitos casos, leva também à formação de stress oxidativo.

Quais são os sintomas do stress?

Os sintomas de stress não são inequívoca, porque todos podem reagir aos acontecimentos em questão caso contrário. Vale a pena notar:

  • problemas de estômago;
  • palpitações cardíacas;
  • insónia;
  • problemas de concentração e memória;
  • ataques de fome ou falta de apetite;
  • tensão muscular excessiva;
  • dores na coluna vertebral;
  • medos injustificados;
  • sentimentos repentinos de calor ou frio;
  • …o humor está a piorar.


Estes são sintomas que são muitas vezes subestimados. ou confundido com todo o tipo de infecções. Entretanto, nesta fase no entanto, todos podem ajudar-se a si próprios ou com um pouco de ajuda um especialista. O problema surge quando o stress se torna crónico, porque depois há disfunções mais graves.

Sintomas de stress crónico:

  • doenças cardíacas e cardiovasculares;
  • dores de cabeça crónicas;
  • diabetes;
  • dor crónica nas costas;
  • osteoporose;
  • problemas digestivos e outros problemas distúrbios gastrointestinais;
  • úlceras gástricas e duodenais;
  • menstruação irregular;
  • obesidade;
  • deterioração do estado da pele;
  • fadiga constante.

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Efeitos negativos do stress

Um dos efeitos negativos mais visíveis do stress a longo prazo é uma diminuição significativa da imunidade. Sob a influência de estressores frequentes, nosso sistema imunológico deixa de funcionar corretamente e estamos mais propensos a desenvolver várias infecções. Isto deve-se à produção excessiva de cortisol, que reduz a produção de glóbulos brancos e anticorpos.

Também está relacionado com aumento do risco de cancro. Alguns cientistas alegação de que o stress crónico aumenta a possibilidade de doença para o cancro da mama nas mulheres.

O stress de longa duração também pode para exacerbar os sintomas de doenças auto-imunes como..:

  • Hashimoto;
  • artrite reumatóide;
  • diabetes mellitus tipo 1;
  • colite ulcerosa gordo.

Produção sustentável a longo prazo O cortisol reduz a sensibilidade do corpo ao cortisol. hormônio. Como resultado, chega-se a isso, o corpo se comporta como se tem estado constantemente em estado de emergência e começa a lutar contra o seu próprio estado de emergência. Tecidos.

Como lidar com o stress?

A melhor maneira de garantir que para aliviar o stress, é claro que para evitar o stress excessivo. stressores. No entanto, isso nem sempre é possível. Você pode ajudar a si mesmo com técnicas especiais para nos acalmar e, como resultado, para te proteger dos efeitos negativos do stress. Vamos ver o que podemos fazer para nos ajudar para lidar com o stress.

Dieta

É importante ter uma boa dieta. A falta de certos nutrientes e vitaminas pode contribuir para a uma maior sensação de stressores. Para o menu deve ser acompanhado de produtos ricos em vitaminas e minerais:

  • magnésio (cacau, chocolate amargo, nozes);
  • potássio (bananas, tomates, batatas;
  • zinco (ovos, nozes, sementes de abóbora);
  • cálcio (produtos lácteos);
  • Vitaminas B (carne, peixe);
  • ácidos gordos essenciais (peixe, azeite, óleo de linhaça, abacate).

É também de salientar o seguinte plantas e ervas que têm um efeito aliviador do stress, podem ser:

  • negro;
  • feno-grego;
  • camomila;
  • Sage;
  • Melissa;
  • ashwagandha.

Se você notar os primeiros sinais de estresse, você deve apoiar a sua dieta com uma dose adequada de vitamina C, a fim de melhorar o funcionamento do sistema imunológico.


Na construção de resistência ao stress A vitamina D também é muito importante. Sua falta é observada especialmente no outono e no inverno e, em seguida vale a pena pensar em complementá-lo com suplementos.

Atividade física

A actividade física regular melhora o humor e reduz o stress. Eles não precisam ser exercícios demorados, o cardio curto, como o treinamento Tabata, vai fazer você se sentir bem. Ao mesmo tempo, temos de nos lembrar de evitar o treino excessivo do corpo. O treino de força com asas-delta ou treino aeróbico intensivo é bom, mas até que o nosso corpo possa funcionar bem. Se exagerarmos, os níveis de stress podem aumentar.

Técnicas de relaxamento

Entre as técnicas de relaxamento encontraremos muitas possibilidades diferentes. Isto pode incluir musicoterapia, exercícios de relaxamento como yoga ou pilates e várias técnicas de respiração especiais. Algumas pessoas recomendam a meditação diária e massagens de relaxamento.

Suplementos sedativos herbais

Disponível em qualquer farmácia, composta por ervas calmantes, cápsulas que ajudam a acalmar o corpo, reduzir as palpitações cardíacas e permitir que você adormeça mais rápido. Na maioria das vezes eles contêm: camomila, melissa, extrato de chá verde, extrato de cones de lúpulo, magnésio e vitaminas B, especialmente a vitamina B6.

Assistência especializada

Se os métodos descritos acima não talvez valha a pena pedir ajuda a alguém. Já falei com o um ente querido muitas vezes traz alívio se não ajudar. Vale a pena marcar um encontro com um especialista que irá vai recomendar uma terapia especial.