Groats é um produto que é muito frequentemente recomendado por nutricionistas e personal trainers. Devido a uma grande quantidade de bons hidratos de carbono e a uma grande variedade de nutrientes, os grumos são considerados como um dos melhores produtos alimentares. Eles também podem ser usados de várias maneiras: como um substituto para batatas para o jantar, como um ingrediente em saladas ou mesmo para sobremesas saborosas. Além disso, existem muitos tipos de grumos, cada um com seus próprios valores individuais e propriedades de saúde. Vamos ver quais são as caixas registadoras mais populares e que propriedades têm.

Por que vale a pena apostar em dinheiro?

Existem várias razões pelas quais você deve incluir groats em seu menu. Um deles, é claro, é um sabor interessante – cada grão tem uma nota diferente e combina perfeitamente com diferentes produtos. Os grumos também fornecem ao nosso corpo uma riqueza de vitaminas e minerais, tais como zinco, magnésio, potássio e vitaminas B. Os grumos são uma grande fonte de carboidratos complexos e proteínas, componentes que são extremamente importantes na dieta dos desportistas. Além disso, alguns groats são livres de glúten, por isso também funcionam bem na dieta de pessoas com doença celíaca.

Vamos ver quais são os melhores grotescos para uma dieta.

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Grumos de trigo mourisco

Os grumos de trigo mourisco são feitos de sementes de trigo mourisco. Vem em dois tipos:

  • grumos de trigo mourisco torrado, de cor escura e sabor intenso;
  • Grumos de trigo mourisco não fumado (brancos) – considerados mais saudáveis.

Características dos grumos de trigo mourisco

  • não contém glúten, por isso pode ser consumido por pessoas com doença celíaca;
  • contém uma grande quantidade de antioxidantes, o que o torna benéfico para o sistema nervoso e vasos sanguíneos;
  • é uma riqueza de vitaminas, entre outras coisas: B9, B2, B6 e B5;
  • tem muitos minerais: ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês, selénio e cobre.

Grumos de trigo mourisco – contra-indicações

Os grumos de trigo mourisco não devem ser consumidos pela pessoa:

  • com insuficiência renal;
  • sofrendo de úlceras estomacais ou duodenais;
  • crianças com menos de 10 meses de idade.

Grumos de trigo mourisco para uso na cozinha

  • Combina bem com carne e molhos, por exemplo, em goulash;
  • Combinado com queijo branco, pode ser usado como ingrediente em bolinhos ou recheios de panquecas;
  • perfeito como um recheio de vegetais;
  • óptimo para costeletas;
  • moído pode ser usado para assar.

Grumos à vela

Um milheto feito de grãos. Caracteriza-se por pequenos grãos amarelos. É considerado pelos nutricionistas como um dos melhores grumos disponíveis.

Propriedades dos grumos de borrego:

  • não contém glúten;
  • influencia o bom estado dos ossos, articulações, unhas, pele e cabelos devido ao alto teor de silício e ferro;
  • ajuda a manter o equilíbrio ácido-base;
  • é uma riqueza de minerais: ferro, magnésio, cobre, zinco, selénio, manganês;
  • contém vitaminas B (B1, B2, PP, B6, B9 e B5), vitamina E;
  • é facilmente digerível.

grumos de borrego – contra-indicações

Os grumos de borrego não devem ser consumidos mais de uma vez por semana por pessoas com hipotiroidismo.

Grumos Jaglana para uso na cozinha

  • ideal para pratos de carne e legumes;
  • é um grande ingrediente em sobremesas saborosas e saudáveis;
  • combina bem com iogurte;
  • é a ideia perfeita para um pequeno-almoço energético.

Grumos de cevada

Obtido a partir de grãos de cevada. Dependendo do grau de corte, dividimo-lo em..:

  • grumos de cevada grumos de cevada cevada cevada cevada – cheio, grão polido, desprovido apenas de cascas;
  • grumos de cevada perolada – os grumos de cevada são cortados em pedaços e apresentam-se em formas espessas, médias e finas;
  • Grumos de cevada partidos – um feixe de cevada esfarelada, que não foi polida, de modo a reter uma maior quantidade de nutrientes.

Propriedades dos grumos de cevada:

  • apoia o tratamento de doenças cardiovasculares;
  • Recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial;
  • ajuda a normalizar os níveis de glicose no sangue;
  • é uma boa fonte de fibras e proteínas;
  • contém componentes minerais: ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre, manganês, selénio;
  • é uma fonte de vitaminas B1, B2, PP, B6.

Grumos de cevada – contra-indicações

Os grumos de cevada não devem ser consumidos por pessoas com doença celíaca e crianças com menos de 10 meses de idade.

Grumos de cevada para uso na cozinha

  • Ideal para ensopados e molhos de legumes e carnes;
  • sabe bem com sopas de todos os tipos;
  • perfeito para rechear pombos ou como recheio de vegetais;
  • uma boa adição às saladas de legumes e frutas;
  • …o melhor para uma poça;
  • é adequado para costeletas.

Amaranto

É uma pequena papa, chamada escarlate. É considerada uma das plantas cultivadas mais antigas do mundo. Recomendado na dieta dos atletas devido ao seu alto teor de proteínas bem absorvidas.

Valor nutricional do amaranto:

  • contém uma grande quantidade de proteínas facilmente assimiláveis;
  • é uma rica fonte de ferro;
  • não contém glúten.

Amaranthus na cozinha – aplicação

O Amaranto é mais frequentemente utilizado para panificação e sobremesas doces. Nas lojas você também vai encontrar amaranto expandido, que é uma grande adição aos iogurtes, muesli e farinha de aveia.

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Arroz quinoa

Também conhecido como Quinoa, é cultivado há anos e, no entanto, na cozinha dietética moderna, surgiu há relativamente pouco tempo. Pertence ao grupo de produtos entre os mais saudáveis, por isso é usado voluntariamente por atletas e nutricionistas.

Propriedades nutricionais do molho de arroz:

  • efeitos antioxidantes;
  • alivia a inflamação;
  • tem propriedades antialérgicas;
  • não contém glúten.

Uso de molho de arroz na cozinha

A Quinoa tem uma vasta gama de aplicações na cozinha. É frequentemente utilizado como adição a outros grumos, comumente encontrados em iogurtes, pode ser usado como adição a produtos de padaria e sobremesas.

Grumos de maná

Grumos finos e brancos, produzidos durante o processo de trituração do trigo em farinha. É muito fácil de preparar e amado pelas crianças.

Grumos de maná – propriedades

  • contém vitaminas: B1, B2, B6, B9, B5, PP;
  • tem um monte de minerais: potássio, magnésio, zinco, ferro, manganês, cobre;
  • contém uma grande quantidade de iodo;
  • é facilmente digerível.

Grumos de maná para uso na cozinha

Usado mais frequentemente para engrossar sopas e outros pratos. É uma óptima adição às sobremesas. O mais popular é servido em leite com fruta.

Cuscuz

Amarelo claro, grumos finos feitos de trigo duro. Os seus feijões são cozidos a vapor e polidos. É muito popular não só por causa de seus nutrientes, mas também por causa de sua velocidade de preparação. Normalmente é o suficiente para derramar água fervente sobre ele e esperar 5 minutos para que ele esteja pronto para o consumo.

Cuscuz – propriedades

  • é facilmente digerível;
  • contém os seguintes minerais: B1, B2, B5, PP, B6 e B9 e ácido fólico;
  • é uma rica fonte de proteínas e hidratos de carbono;
  • é menos escamoso do que outros grumos.

Cuscuz – contra-indicações

Devido ao seu teor de glúten, o cuscuz não é recomendado para pessoas com doença celíaca e crianças com menos de 9 meses de idade.

Cuscuz – para uso na cozinha

Sabe bem doce, adicionado a iogurte, muesli e outras sobremesas. Usado para assar. Adequado para pratos de carne, adapta-se perfeitamente a molhos de carne e vegetais.

Grumos Bulgur

Os grumos Bulgur são fabricados a partir de grãos de trigo duro cozidos, secos e triturados. Está disponível em três variedades:

  • de grão fino;
  • grão médio;
  • de grãos grosseiros.

Grumos Bulgur – características

  • suporta o sistema cardiovascular;
  • tem um efeito positivo no sistema nervoso;
  • contém minerais: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco;
  • é uma fonte de vitaminas: A, E, K, B6, ácido fólico, niacina, riboflavina;
  • ajuda na digestão.

Grumos Bulgur – contra-indicações

Os grumos Bulgur contêm glúten, pelo que não são recomendados a pessoas com intolerância ao glúten.

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