Category: Treino

Exercício

A actividade física, ou seja, normalmente um treino regular, não é apenas a base para uma perda de peso efectiva, tem também um impacto significativo em toda a nossa saúde. Infelizmente, a maioria de nós leva um estilo de vida sedentário e inactivo, sentindo até mesmo o medo e de entrar em pânico ao pensar mesmo em passar à frente de um computador ou de um televisor. Esta abordagem, porém, está a crescer muito rapidamente, não só pelo aumento do excesso de peso, mas também pelo desenvolvimento de muitas doenças que frequentemente ameaçam até as nossas vidas. A falta de uma dose diária de exercício ao ar livre é responsável, entre outras coisas por:

  • vários tipos de doenças cardíacas e de todo o sistema circulatório, e na maioria das vezes estamos a lidar com a hipertensão, que não sendo tratada é responsável por uma percentagem significativa de mortes humanas, não só no nosso país. O colesterol depositado nos vasos sanguíneos causa igualmente frequentemente problemas de fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, ameaça causar uma congestão venosa incalculável;
  • o enfraquecimento do sistema imunitário, por vezes de tal forma que abre o caminho a todas as infecções possíveis;
  • falta de condições físicas necessárias não só para a prática de alguma modalidade desportiva, mas até para a realização de muitas actividades diárias na vida privada e profissional;
  • problemas do sistema muscular e articular manifestam-se não só nas dores fortes, mas também na degeneração progressiva das articulações, que é causada por excesso de peso;
  • uma digestão melhor e mais eficaz, porque o esforço físico melhora perfeitamente estes processos ao mesmo tempo que acelera o metabolismo, especialmente dos hidratos de carbono e das gorduras, o que permitirá eliminar mais rapidamente o excesso de gordura corporal. Esta situação pode ser ainda facilitada pela utilização de suplementos alimentares adequados, os chamados boosters ou queimadores de gordura, que permitem uma queima mais eficaz da gordura. Entre as preparações deste tipo disponíveis, vale a pena escolher apenas aquelas que são completamente seguras e compostas por componentes naturais, vegetais. Evitemos produtos que contenham substâncias artificiais, e extremamente nocivas, cuja dose pode causar graves danos ao nosso organismo.

Qual a forma de exercício que tem o efeito mais benéfico para o organismo?

Existem vários desportos que poderá estar interessado em praticar, mas não recomendamos que faça uma corrida competitiva, por exemplo, maratonas ou natação fazendo dezenas de piscinas. É melhor habituar gradualmente o corpo ao esforço acrescido, caso contrário, em vez de ganhar, pode perder mais, expondo-se a uma lesão. Vale a pena ajustá-lo às suas possibilidades actuais e reais e, dependendo delas, você tem à escolha:

  • caminhadas, inicialmente curtas e gradualmente cada vez mais longas, de preferência nórdicas, ou seja, caminhadas com bastões que ajudam a saúde da coluna vertebral. Esta é uma das formas mais populares de passar tempo livre ao ar livre e recomendada para pessoas de todas as idades;
  • natação, considerada o melhor exercício de desenvolvimento geral, desenvolvendo praticamente todos os músculos e recomendada para todas as configurações esqueléticas e articulares, ajudando a parar as degenerações resultantes e a manter a condição física até à velhice;
  • running, também conhecido como jogging em inglês, mas que requer preparação prévia, exercícios de reforço adequados para evitar as lesões acima mencionadas. Gradualmente, pode aumentar as distâncias diárias para finalmente percorrer os 42 quilómetros de 192 metros com que sonhou;
  • treino de força, também extremamente popular, porque todos gostariam de se vangloriar de uma silhueta esbelta mas ao mesmo tempo musculosa e perfeitamente esculpida. Pode fazer exercício num ginásio profissionalmente equipado, mas os resultados serão igualmente satisfatórios se praticar sozinho, num ginásio que todos podem organizar em casa.