Quando se trata de nutrição adequada, a maioria dos comentários negativos pode ser feita sobre a forma como a maioria dos homens o faz, independentemente da sua idade. Não há como negar que é a maioria dos homens que são amantes de tudo o que não é saudável, e muitas vezes na sua dieta diária não há necessidade de procurar vegetais e frutas. Infelizmente, os efeitos disto podem ser vistos rapidamente não só na forma de meningite crescente no estômago, mas também na sua saúde em constante deterioração. O maior problema, no entanto, acaba por ser a convicção de mudar os hábitos existentes, de introduzir uma dietacuidadosamente seleccionada para um homem, adaptada às necessidades do corpo.

Uma dieta para um homem – o que queremos dizer com este termo

Diferentes tipos de dietas podem ser encontradas em grandes quantidades na Internet, entre outras coisas, mas nem todas as dietas ali apresentadas podem ser recomendadas com a consciência tranquila. Muitos deles foram compostos por ingredientes selecionados aleatoriamente, sem consultar um nutricionista, e seu uso pode trazer resultados bem diferentes daqueles pretendidos. O mais importante é escolher a quantidade certa de nutrientes fornecidos com os alimentos, em doses que façam com que funcionem bem e não causem danos. O excesso de vitaminas e minerais pode ter os mesmos efeitos negativos que a sua deficiência, por isso preste atenção aos ingredientes do que comemos.

A maioria de nós parece pensar que quando falamos de uma dieta para um homem, nos referimos apenas àqueles que podem efetivamente lutar contra o excesso de peso e se livrar de uma barriga crescente. Normalmente é este o caso, mas uma dieta devidamente escolhida deve trazer muito mais benefícios, sobretudo para melhorar a saúde em geral, muitas vezes seriamente enfraquecida por anos de negligência.

A dieta dos homens – quais são os produtos mais nocivos a serem eliminados de imediato

fast food

A nutrição masculina não é um tópico para um artigo, mas para algumas centenas de páginas de um livro, que foi definitivamente negativo. Como já mencionamos, os homens até amam o que pode prejudicá-los, não só causar excesso de peso e obesidade, mas também arruinar a sua saúde de uma forma difícil de reverter. Ao contrário das aparências, não são apenas os homens de meia-idade que estão frequentemente expostos aos efeitos muitas vezes desastrosos da má nutrição, embora admitamos que isto os afecta principalmente. Uma dieta mal escolhida e bem balanceada pode prejudicar até mesmo uma criança ou um adolescente, mas os homens que já entraram na vida adulta devem eliminardela os seguintes produtos:

  • branco, geralmente pão de trigo. Forçar um homem a comer pão saudável, integral ou espelta, com grãos quase milagrosos, preferindo pães de trigo feitos de farinha não refinada, cuja nocividade e cujo índice glicêmico excede em muito os padrões permitidos pelos médicos e nutricionistas;
  • alimentos rápidos, cuja extrema nocividade deve ser constantemente lembrada e que são o componente dominante de uma dieta masculina típica. Um tipo “real” não pode passar sem um hambúrguer gordo a pingar ou uma espetada de carne afundada em maionese, cuja origem é melhor não ser encontrada. Além disso, a pizza também é coberta com queijo e assim financiamos artérias entupidas de colesterol, úlceras estomacais e duodenais, e com o tempo até câncer colorretal;
  • álcool, e em praticamente qualquer forma, talvez apenas com excepção do copo ocasional de vinho tinto, que tem um efeito benéfico sobre a digestão e o funcionamento do sistema circulatório. Entre os contos de fadas você tem que colocar as histórias comumente contadas de que a vodka descarrega as artérias, e a cerveja não é álcool, mas uma bebida refrescante. Tudo o que tem álcool é ele e é melhor guardá-lo antes que o consumo excessivo termine, por exemplo, na cirrose hepática. Quando se trata de bebidas, também vale a pena limitar o café e o chá preto comum. Uma melhor escolha seria chá verde, cheio de nutrientes valiosos ou um yerba mate igualmente saudável;
  • açúcar e sal. O primeiro é normalmente encontrado na forma de doces, que são absorvidos em enormes quantidades entre as refeições, e o sal é parte integrante das batatas fritas que se comem em frente à televisão. Os doces são calorias vazias que não satisfazem de forma alguma a fome, e o excesso de sal é, por sua vez, uma forma simples de contrair doenças do coração e do sistema circulatório;
  • alimentos altamente processados, nos quais vários tipos de conservantes, corantes artificiais, espessantes, intensificadores de sabor ou odor ou condicionadores desempenham um papel importante. A maioria deles é o famoso “E” que tanto tememos, embora tenhamos de admitir que nem todos eles têm um impacto negativo sobre o corpo. Quando falamos sobre a nocividade do consumo de alimentos processados, referimo-nos principalmente a produtos pseudo-carne. A carne verdadeira é frequentemente rastreável, a sua qualidade também é pelo menos questionável, e todos os outros são os recheios acima mencionados.

Dieta para um homem – porque, quando é composta erroneamente, começa a prejudicar a sua saúde

Conselho de saúde dos homens

Os exemplos de alimentos inadequados na dieta podem ser multiplicados, mas o mais importante é como eles podem arruinar a saúde, muitas vezes de uma forma irreversível. Não é à toa que os médicos até alarmam a parte masculina da nossa sociedade para mudar seus hábitos. A lista de doenças causadas pela forma como comem está em constante crescimento, e os problemas que um cara que não se preocupa com sua saúde pode enfrentar são:

Doenças cardíacas e cardiovasculares

Componentes mal escolhidos da dieta para um homem é um aumento quase instantâneo do peso corporal, o que resulta num aumento simultâneo do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e do sistema circulatório. Um coração gorduroso e supercrescido não consegue lidar com o bombeamento de sangue, o que por sua vez tem um problema crescente com o fluxo através de veias e artérias entupidas com colesterol. A aterosclerose, doença arterial coronária, que em muitos casos resulta em enfarte do miocárdio, desenvolve-se. O fluxo sanguíneo perturbado é também a causa do aumento da hipoxia cerebral, que afecta a memória, a concentração e o risco de AVC. O fornecimento insuficiente de nutrientes com os alimentos é também uma causa de anemia, anemia esta que causa anormalidades na composição do sangue.

Sobrepeso e obesidade

Infelizmente, cada vez mais homens, principalmente de meia-idade, mais de quarenta ou cinquenta anos, são afetados, mas esta não é a regra. Os homens mais jovens também estão lutando contra o excesso de peso, e isso está se tornando um problema sério entre os meninos na adolescência, que também não se importam com o que comem e evitam a atividade física passando o tempo na frente do computador ou da TV. Isto pode ser visto principalmente na crescente obesidade abdominal, a causa de outra doença potencialmente fatal, até mesmo a diabetes. É por isso que o movimento é tão importante como a dieta e não subestimemos as palavras dos médicos que recomendam exercício físico regular com, por exemplo, mãos, corrida ou natação na piscina.

Perturbações de potência, libido enfraquecido

Na vida de um grande grupo de homens, chega um momento em que eles começam a sentir o declínio do seu desempenho sexual e a libido se torna longe do ideal. Quase imediatamente entram em pânico, não percebendo que estes distúrbios podem ser o resultado de uma nutrição inadequada, uma dieta desprovida de ingredientes que promovam a potência masculina. Esta condição também está associada ao ganho de peso, e os homens obesos realmente raramente enfrentam o desafio em situações íntimas e são capazes de satisfazer a si mesmos e ao seu parceiro.

Perturbações dietéticas e metabólicas

Digestão e metabolismo adequados são as duas bases para manter o peso corporal de acordo com o BMI calculado, que também deve ser apoiado por uma dieta para homens recomendada por médicos ou nutricionistas. Os problemas digestivos manifestam-se mais frequentemente como náuseas incómodas, dores de estômago, distúrbios do peristaltismo intestinal, vómitos e diarreia. Se o metabolismo abranda, pode ser sentido na forma de disfunção do fígado, vesícula biliar e, sobretudo, na queima mais lenta do tecido adiposo. Aqui, os componentes dietéticos intensificam os processos de termogénese e lipólise, acelerando a queima de calorias e a quebra das células adiposas.

A dieta dos homens – quais os produtos e nutrientes que devem ser incluídos nela

A lista de doenças relacionadas com comer e beber insalubres, que os homens tanto amam, é naturalmente mais longa, mas estas poucas doenças devem fazê-lo pensar e mudar a sua dieta diária. Não é realmente difícil ajustá-lo às suas necessidades e você pode sempre pedir ajuda a um especialista em alimentação saudável. Já sabemos quais ingredientes precisam ser eliminados imediatamente, e agora é hora de descobrir com o que substituí-los, e o menu tem que ser encontrado:

Legumes e frutas

Como sempre, em primeiro lugar, mas não sem uma razão específica. Mesmo crianças de poucos anos de idade descobrem no jardim de infância e depois na escola que é a fonte mais rica de substâncias necessárias para a nossa saúde. Infelizmente, com a idade a aceitação deste facto diminui, e alguns homens retiram vegetais e frutas da sua dieta, o que é completamente incompreensível. Vamos encontrar neles os nutrientes mais valiosos, que certamente são:

  • vitaminas pertencentes a praticamente todos os grupos, tais como: vitamina A, que fortalece o sistema imunológico e condiciona a visão adequada, vitaminas B, incluindo valioso ácido fólico, vitamina C, um antioxidante forte que remove os radicais livres do corpo;
  • minerais: ferro, cobre, potássio, fósforo, zinco, sódio e silício.

A maioria dos legumes e frutas também tem baixo teor calóricoe baixo índice glicêmico. Podem, portanto, ser incluídos na dieta na maioria dos casos sem o risco de excesso de peso, possivelmente prestando atenção à quantidade de açúcar que contêm, e os citrinos, principalmente as toranjas, ajudam a livrar-se do excesso de peso.

Produtos cerealíferos com grãos integrais

Estes são os que vão substituir o pão branco de trigo, cuja nocividade já apresentamos. A dieta de um homem deve incluir, inquestionavelmente, pão integral escuro, cujo consumo regular fornece ao organismo a fibra necessária para uma digestão adequada. Também está contida em massas integrais, aveia, farelo ou sêmola que contêm outros ingredientes benéficos para a nossa saúde:

  • fitoesteróis e polifenóis;
  • minerais, principalmente fósforo, ferro, zinco e grandes quantidades de magnésio;
  • B, que participam no processo de criação dos glóbulos vermelhos, cuidam da pele e permitem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Ácidos graxos insaturados

É difícil imaginar uma dieta para um homem sem gordura, sejamos francos, que tais pratos não seriam muito apetitosos. Felizmente, nada impede a ingestão de produtos que contenham ácidos gordos insaturados Omega – 3 e Omega – 6. Estes podem ser encontrados, entre outras coisas, no azeite de coco, que tem invadido as nossas cozinhas, ou no muito amado azeite virgem extra virgem extra. Vamos também garantir que o menu inclua frutos do mar e frutos do mar, embora nem todos possam gostar.

Especiarias, incluindo as que elevam a libido dos homens.

A falta de especiarias pode estragar todos os pratos favoritos, e ao usá-las na cozinha, não vale a pena limitar-se a apenas duas básicas, sal e pimenta. O consumo de sal, como já sabemos, deve ser limitado, e a pimenta é uma fonte de piperina, uma substância que aumenta a eficiência da queima do excesso de gordura. São igualmente benéficos para as especiarias de saúde:

  • Pimenta, doce e, sobretudo, picante, contendo capsaicina, que age como piperina;
  • orégano, manjericão, que aumenta o sabor de cada prato, mesmo o mais banal;
  • Gengibre, também útil no tratamento de constipações e no reforço da imunidade enfraquecida;
  • ashwagandha, maça moída e raiz Maca, levando a libido masculina a um nível totalmente novo e restaurando rapidamente o desempenho sexual completo. Eles são melhor entregues na forma de suplementos dietéticos, com suas doses medidas precisas e recomendadas.

Carne, mas de preferência peixe e aves

Numa dieta saudável para um homem ninguém dita para deixar de comer carne por completo, embora uma dieta vegetariana ou vegan também tenha as suas vantagens óbvias. A diferença é que a carne de porco insalubre, gordurosa e indigesta deve ser substituída por carne de aves e peixe magros. São mesmo essenciais como fonte de proteína valiosa, o material de construção do nosso tecido muscular, que ao mesmo tempo tem um efeito sobre a aceleração do metabolismo. Assim, é possível satisfazer a eterna necessidade dos machos de comer carne sem os efeitos secundários que acompanham o consumo de algumas das suas espécies.

Dieta para um homem – princípios de nutrição que vale a pena seguir

fruta, halteres e estetoscópio

Sabendo que produtos cada homem deve comer, não importa a sua idade, você já deve ser capaz de criar o seu próprio menu diário. No entanto, a escolha certa de produtos não é tudo o que tem de ter em conta na sua nova e saudável forma de comer. Igualmente importante é a frequência das refeições, não uma noite após o regresso do trabalho, mas várias refeições mais pequenas a intervalos regulares .

Lembre-se também de beber grandes quantidades de líquidos mas não sucos acabados cheios de frutose, água mineral não-carbonatada é uma solução melhor. Se realmente nos preocupamos com a nossa saúde, vale a pena sair da cadeira, sair de casa e depois de pouco tempo sentir todos os efeitos positivos do aumento da actividade física, que em breve será apresentada numa das próximas entradas.