A vitamina B12 é um composto que tem muitas funções importantes no corpo humano. Infelizmente, o seu as deficiências são frequentemente subestimadas ou combinadas com outras doenças porque mostram sintomas incomuns. O mais importante a função desta vitamina é a sua contribuição para a produção de eritrócitos e outras células do corpo. Mas eles não são os únicos. propriedades, porque tem muito mais. Vitamina B12 pode ser tomado com alimentos, embora sob certas circunstâncias Também é necessário complementá-la. O que é a vitamina B12, que funções desempenha no corpo, onde o encontramos e o que Os sintomas da deficiência dela são?

Vitamina B12 – características

A vitamina B12 também é chamada de cobalamina ou vitamina vermelha (devido à sua contribuição para a produção de eritrócitos). A primeira menção a isto o ingrediente apareceu em 1835, quando o primeiro os distúrbios na produção de glóbulos vermelhos, ainda chamados um dia com anemia maligna. Em 1920, foram publicadas as seguintes publicações testes que provaram que a administração de fígado a cães que eles perderam muito sangue, acelerando a sua recuperação. Foram então iniciados os testes para determinar quais o componente hepático é propício a tal comportamento. Estes testes mostraram, que, além do ferro, o fígado contém outra substância, que está a ajudar a tratar a anemia. Pesquisadores conseguiram isolar do fígado um composto vermelho puro, que mesmo em pequenas doses previne a anemia. Esta relação continha fósforo e cobalto, e foi chamado vitamina B12.

A função da vitamina B12 no corpo homem

O papel principal da vitamina B12 é o seu envolvimento no processo hematopoiético. Absorção de vitamina B12 ocorre na seção final do íleo e ocorre em a presença de Castle, uma glicoproteína produzida por através das células do revestimento do estômago. A cobalamina está associada a fator Castle, criando um fator hematopético que leva para contribuir para a formação do sangue no sistema hematopoiético. Vitamina B12 é essencial para a produção de eritrócitos na medula óssea, e Além disso, participa na transformação de DNA e RNA em eritroblastos.

Embora esta seja a propriedade mais importante e este composto é mais conhecido pela sua vitamina B12, o seu papel no corpo é muito mais amplo.

Outras propriedades da vitamina B12:

  • é essencial para o bom de altura;
  • participa na síntese de proteínas e ácidos nucleicos;
  • ajuda a manter a saúde mental;
  • participa na criação neurotransmissores da bainha da mielina, influenciando assim aptidão mental;
  • participa das mudanças de gorduras metabólicas e hidratos de carbono.

Efeitos da vitamina B12

Uma dose apropriada de vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento de cada pessoa. Participa no processo de metabolismo, melhorando e estimulando-o, o que pode promover os processos de perda de peso. Poucas pessoas dão importância a esta vitamina, e entretanto ela influencia a ingestão de energia das células internas, reduz a sensação de fadiga e ajuda a manter uma atividade muscular adequada. A quantidade certa, portanto, deve ser cuidada por atletas que possam ter uma demanda maior por este ingrediente.

A vitamina B12 é responsável:

  • o curso correcto de muitas transformações metabólicas e energéticas;
  • o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • ao combinar-se com ácido fólico, afecta o metabolismo da homocisteína (um aminoácido cujo excesso pode causar aterosclerose);
  • participa na produção e amadurecimento dos glóbulos vermelhos;
  • reforça o funcionamento do sistema imunitário;
  • reduz a sensação de cansaço e fadiga;
  • ajuda a manter uma actividade muscular adequada;
  • participa na síntese dos ácidos nucleicos;
  • participa no metabolismo de gorduras e carboidratos.

Deficiência de vitamina B12

Sintomas de deficiência de vitamina B12 pode assemelhar-se aos sintomas de muitas doenças diferentes, tão raramente está associado a uma falta de cobalamina. Entretanto, se não reagirmos com rapidez suficiente, os sintomas podem para piorar, causando a nossa saúde física a deteriorar-se, bem como sintomas mentais.

Causas da deficiência de vitamina B12

Há várias razões de deficiência de vitamina B12 no nosso corpo. As mais frequentes destas isto:

  • muito pouca vitamina B12 em dieta;
  • anomalias fatoriais do Castle interno ou uma falta congénita do mesmo;
  • mucosite atrófica do estômago;
  • a condição após a ressecção do estômago em o resultado da cirurgia;
  • Doença Lesniowski-Crohn;
  • distúrbios intestinais sinuoso;
  • infecção por ténia O consumo de vitamina B12 é então aumentado;
  • pancreatite crónica;
  • Equipa Zollinger e Ellison;
  • síndrome de crescimento bacteriano;
  • Doença celíaca;
  • deficiência de transcobalamina III.

Uma deficiência de vitamina B12 pode causar também algumas drogas, entre outras coisas:

  • inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol);
  • antagonistas receptores histamina H2 (cimetidina, ranitidina);
  • Metformina;
  • óxido nitroso;
  • ácido acetilsalicílico;
  • sulfassalazina;
  • colchicina;
  • ácido p-aminosalicílico.

Sintomas de deficiência de vitamina B12

Os sintomas de deficiência de vitamina B12 podem aparecem em diferentes partes do corpo humano. Eles envolvem mais frequentemente o sistema hematopoiético e ocorrem sob uma forma de anemia. No entanto, também pode haver anormalidades em do sistema digestivo e nervoso. Muito pouca vitamina B12 e O ácido fólico contribui para a formação de sintomas na esfera de doença mental (assemelhando-se a sintomas de doença mental).

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 – sistema hematopoiético:

  • fraqueza;
  • …e as dores de cabeça e as tonturas;
  • pele pálida;
  • dolorosas feridas nos cantos Boca;
  • Cozer a língua – a chamada língua búfalo (liso, brilhante);
  • perda de gosto;
  • falta de apetite (em particular aversão a comer carne e pratos fritos);
  • Obstipação;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • perda de peso injustificada;
  • anemia.

Sintomas de deficiência de vitamina B12 – o sistema nervoso:

  • formigamento, dormência nos braços e pernas (parestesias);
  • sentir ao longo da coluna vertebral enquanto inclina a cabeça para a frente (sintoma Lhermitte’s;)
  • enfraquecimento da visão (por desaparecimento do nervo óptico);
  • apreensões;
  • vibração e perda sensorial profundo (perda do sentido de orientação, sensação de alinhamento do corpo);
  • apunhalamento na ponta dos dedos;
  • instabilidade de marcha.

Sintomas de deficiência de vitamina B12 – psiquismo:

  • desordens depressivas;
  • ansiedade;
  • síndromes hipomaníacas (condição de um estado de espírito excessivamente elevado);
  • perturbações da memória (geralmente (gentil);
  • perturbações cognitivas (do estado leve, até à demência);
  • Loucura megaloblástica;
  • mudanças de comportamento, de personalidade.

São os sintomas psíquicos. causam a maior incerteza, já que raramente estão associados a a falta de uma vitamina importante. Entretanto, muito pouca vitamina B12 também pode levar a alucinações visuais e psicoses agudas, que não respondem ao tratamento padrão para este tipo de condição. Os episódios psicóticos geralmente ocorrem no caso de de uma deficiência aguda e prolongada de cobalamina, portanto, após o primeiro episódio de mania, vale a pena ter em conta testes para o conteúdo de vitamina B12 no corpo do paciente.

Vitamina B12 – fontes na dieta

Podemos extrair vitamina B12 da comida. Suas maiores quantidades são encontradas em produtos de origem animal: carne, peixe, ovos, leite, queijo e frios. Estima-se que a maior parte da vitamina B12 é encontrada em lúcio, rim e fígado (acima de 20 µg/100 g). Outros peixes, incluindo o arenque, truta, cavala (5 a 20 µg/100 g), são também bastante grandes.

Quantidades bastante grandes de cobalamina também são encontrados em leveduras alimentares.

Na verdade, a vitamina B12 não é encontrada em produtos vegetais, por isso os veganos sofrem muitas vezes das suas deficiências e são eles que devem contar principalmente com a sua suplementação. A falta de vitamina B12 de valor é menos comum em pessoas com uma dieta ketogênica, que se baseia principalmente no consumo de produtos de origem animal.

Conteúdo de vitamina B12 em 100 g:

  • menos de 1 µg – leite e produtos lácteos (natas, iogurtes, kefir, queijo cottage), massas Ovo, peito de frango, carne de porco, balão, presunto;
  • 1 – 5 µg – queijos curados (brie, kamamber, gouda, edamski), presunto de vaca, vitela, Carne bovina, ovos, peixes (bacalhau, escamudo, pescada, solha-das-pedras, (carpas);
  • 5 – 20 µg – peixe (salmão, arenques, cavala, truta), coelhos;
  • mais de 20 µg – peixe (lúcio), fígados e rins: carne de porco, vaca, vitela e aves.

Posso ter uma overdose de vitamina B12? Sintomas em excesso

Ocorre excesso de vitamina B12 muito raramente, e os únicos sintomas desta condição até agora as coisas são reacções alérgicas.

Vitamina B12 – vitamina de sujidade

A cobalamina também é frequentemente chamada a vitamina da sujidade. Porquê? Bem, muitas vezes, esta vitamina é deficiente. acontece precisamente porque se encontra no nosso corpo há muito poucas bactérias. Embora a conformidade com a higiene protecção pessoal contra muitas doenças infecciosas e parasitas, também pode causar deficiência de vitamina B12. Um exemplo interessante é o dos macacos na natureza, onde comem pequenas quantidades de carne e grandes quantidades de insectos têm níveis muito altos de vitamina B12. Estas quantidades caem quando os animais eles vão para condições estéreis no jardim zoológico.

Vale a pena prestar atenção ao apropriado a quantidade de vitamina B12 no sangue, porque as suas deficiências, embora longas, podem não causar sintomas, causar estragos no corpo e contribuir para a saúde e, por vezes, até ameaçar a vida anemia. A observância da higiene pessoal é muito importante e constitui parte da prevenção de muitas doenças. Mas se estamos a apostar no limpeza, talvez você devesse pensar em suplementação vitamínica. B12.

Vitamina B12 – dosagem

Procura de vitamina B12 dependendo da idade e sexo (dados recomendados pelo Instituto A Comissão será assistida pela Organização de Alimentação e Nutrição):

  • crianças (1-3 anos) – 0,9 μg/d;
  • crianças (4-6 anos) – 1.2 μg/d;
  • crianças (7-9 anos) – 1.8 μg/d;
  • crianças e jovens – 1,8 a 2,4 μg/d;
  • adultos – 2,4 μg/d;
  • mulheres grávidas – 2.6 μg/d;
  • mulheres que amamentam – 2, 8 μg/d.

Vitamina B12 na prevenção e tratamento doenças

A vitamina B12 é uma vitamina com muitos boas propriedades, portanto seu nível apropriado é alto importância na preservação da saúde e na prevenção de várias doenças.

Vitamina B12 para a prevenção da anemia e da aterosclerose

A Cobalamina está envolvida na produção e ajuda a manter a quantidade correta de eritrócitos em o corpo. Isto é muito importante para a prevenção da anemia. E mais, pessoas que sofrem de deficiência de vitamina B12 podem cair em tal chamada anemia megaloblástica, também conhecida como Anemia Addison-Biermea. Esta é uma doença que é o resultado de distúrbios na produção de eritrócitos e anomalias no seu trabalho. Os glóbulos vermelhos normalmente têm então também mudou a aparência – eles são maiores que o padrão.

Juntamente com ácido fólico, vitamina B12 participa no processo de metabolismo da homocisteína, para que evita uma acumulação excessiva deste aminoácido e pode para nos proteger de lesões ateroscleróticas.

Na prevenção do aparecimento de A hiper-homocysteinemia é recomendada para ingerir 400 μg de ácido 3 μg de vitamina B12 e 2 mg de vitamina B6 por dia.

Vitamina B12 para o tratamento da hepatite

Estudos mostram que a vitamina B12 pode ser usado como um auxílio no tratamento de vírus hepatite C . Durante muitos anos o processo tem sido observado, em que em pacientes infectados com HCV foram transformados por doença viral a hepatite crónica ou mesmo levar a cirrose do fígado. Inclusão de grandes doses de vitamina B12 melhorou a resposta imunológica do corpo, aumentando a capacidade do corpo de combater o vírus.

Vitamina B12 e homocisteína

Uma função muito importante da vitamina B12 é a regulação dos níveis de homocisteína, cujo excesso contribui para lesões ateroscleróticas. No entanto, poucas pessoas pergunta-se o que realmente aumenta a quantidade disso aminoácido. Bem, a homocisteína é um subproduto da transformação em o corpo. O seu nível aumenta quando comemos grandes quantidades metionina, que se encontra principalmente na carne. Isto significa que o consumo de demasiada carne pode causar um excesso homocisteína no corpo. Os seguintes aspectos podem contribuir para isso e outros factores, tais como:

  • a fumar cigarros;
  • consumo de grandes quantidades fast-food;
  • doenças: insuficiência renal, Anemia Addison-Biermer.

A vitamina B12 protege contra a doença Alzheimera?

Os especialistas salientam que os baixos níveis de vitamina B12 que tão frequentemente ocorrem nas pessoas dos idosos, pode aumentar o risco de desenvolver a doença Alzheimer. Os investigadores realizaram estudos que demonstraram que o crescimento Os níveis de homocisteína e a diminuição de vitamina B12 associada aumentam o risco de contrair Alzheimera em até 17%. Estima-se que tomar uma dose aumentada de vitamina B12 por pessoas de idade os idosos podem contribuir para retardar o aparecimento da doença. No entanto, a pesquisa ainda está em curso, o que acabaria por ter para confirmar esta teoria.

Deficiência de vitamina B12 em indivíduos anciãos

Quantidades muito pequenas de vitamina B12 são muito comuns em idosos, mas geralmente não são diagnosticadas devido a sintomas incomuns. A principal razão para isso são provavelmente disfunções na absorção dos alimentos e nutrientes que eles contêm. Se os sintomas que indicam pouca cobalamina ocorrem em idosos, o diagnóstico deve incluir uma determinação do nível de vitamina B12 no soro sanguíneo e uma medição de MMA e homocisteína no soro. Também é possível determinar a concentração de transcobalamina – uma proteína que liga a vitamina B12 no sangue e a vitamina activa B12 transportada pela holotranscobalamina.

Em pessoas que tenham sido encontradas haverá uma deficiência de vitamina B12, o tratamento deve começar como o mais rápido. Com anemia grave e sintomas do lado do sistema cardiovascular, o seguinte deve ser feito primeiro uma transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos. A terapia tem lugar principalmente pela boca, por vezes por via intravenosa. Também são considerados os seguintes aspectos uma terapia que fornece vitamina B12 por parto intranasal.

Vitamina B12 em comprimidos

Ao comprar vitamina B12 em comprimidos, vale a pena prestar atenção à dose contida em uma cápsula. É bom quando é relativamente alto porque a absorção dos comprimidos de vitamina B12 é um processo complexo que é mais lento com a idade e muitas vezes também desordenado. No caso de deficiências de vitamina B12 identificadas, vale a pena verificar se a suplementação mostra o seu efeito, baixando assim o nível de homocisteína. Muitas vezes é necessário um suplemento de vitamina B12 com ácido fólico, biotina e vitamina B6 para reduzir a quantidade de aminoácido. Vale a pena notar também a forma do suplemento. Uma boa vitamina B12 deve estar na forma de metilcobalamina ou cianoalamina.

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Vitamina B12 em injeções

Em caso de anemia grave ou um enfraquecimento significativo do corpo é normalmente administrado vitamina B12 intramuscularmente em injecções. Isto só se aplica se Isto é necessário porque a cobalamina injetada pode causar efeitos secundários, tais como:

  • inchaço;
  • Diarreia;
  • doenças vasculares;
  • Comichão;
  • erupções cutâneas;
  • dor no local da injeção um suplemento.


As injeções também são significativas mais caro que as pílulas, um conjunto é um custo de aproximadamente. 50 euros, com Uma embalagem de comprimidos com uma dose (500µg) custa cerca de 3 – 5 euros.