Linseed haulm vem do Extremo Oriente e tem sido usado lá pelas pessoas por muitos séculos. Os grãos de linho ganharam fama principalmente devido aos seus atributos promotores de saúde e influência positiva no sistema digestivo. Eles também foram usados na produção de petróleo. As vantagens do uso desses grãos eram conhecidas há várias centenas de anos. Portanto, é um método antigo, comprovado e natural de tratamento de várias doenças e afecções.

Linhaça – o que contém num grão?

Deve as suas propriedades curativas e emagrecedoras universais a uma riqueza de ingredientes activos, entre os quais se pode distinguir:

  • Ácido graxo-alfalinolênico – Fornece fornecimento adequado de energia.
  • Ácidos graxos insaturados – Eles são essenciais para o bom funcionamento do corpo, e sua única fonte são as plantas.
  • Proteína – Apoia a construção do tecido muscular.
  • As vitaminas A, B6, D e E são necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Eles são responsáveis pela correta visão, imunidade, elasticidade da pele e muitas outras funções.
  • Ferro – Protege contra doenças cardíacas.
  • Zinco – Antimicrobiano.
  • Cálcio – Graças a ele, temos ossos fortes e saudáveis.
  • Magnésio – Sua deficiência é a causa mais comum de cansaço e lentidão.
  • Manganês – Ele é responsável pelos ossos fortes e inquebráveis.
  • Selénio – Tem um efeito protector contra o cancro da mama.
  • Fibra alimentar – O seu elevado teor em linhaça dá uma sensação de saciedade duradoura. Cuida do nosso sistema digestivo, removendo produtos metabólicos desnecessários e toxinas nocivas.
  • Flavonóides – Estão presentes nos fitoestrogénios. Acrescentam beleza e luminosidade à tez vascular, eliminando as telangiectasias, e pertencem ao grupo dos antioxidantes, ou seja, os antioxidantes.
  • Ácidos Omega-3 – Estes são ácidos que melhoram as funções mentais e aumentam a concentração.
  • Lecitina – Melhora a memória, a atenção e a prevenção da demência mais antiga e da doença de Alzheimer.

O linhaça e os efeitos da sua utilização

O feno de linhaça pode ser introduzido na nossa dieta como suplemento. O que eu encorajo todos a fazer, independentemente da idade ou sexo. Os resultados do tratamento são visíveis num período de tempo relativamente curto. As propriedades terapêuticas destes grãos incluem

  • Efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. É, portanto, a preparação mais comumente utilizada para dores de estômago. Actua neutralizando a secreção excessiva de sumos digestivos. É melhor absorvido sob a forma de uma infusão, que é preparada vertendo duas colheres de sopa de linhaça moída com água a ferver, sem esquecer a mistura constante. Quando arrefece um pouco, é adequado para beber como uma gelatina, calmante sucos gástricos.
  • O elevado teor de fibras apoia a função intestinal e melhora a digestão dos alimentos. Ele também elimina a sensação de peso e queimadura do esôfago, ou seja, azia. É usado em vários tipos de inflamações do estômago e intestinos. Por esta razão, é considerada a melhor e comprovada forma de lidar com este tipo de problema.
  • Muitas pessoas estão cientes dos efeitos calmantes das dores de estômago, mas um pequeno grupo de pessoas sabe sobre o efeito maravilhoso sobre o sistema respiratório do linhaça. Também apoia o sistema imunitário, pelo que acalma a tosse seca e hidrata as membranas mucosas.
  • Os antioxidantes nele contidos, ou seja, os antioxidantes, permitirão que as sementes sejam utilizadas na prevenção do cancro da mama e do cancro colorrectal. Estas substâncias combatem os radicais livres que provocam o cancro e retardam o envelhecimento celular.
  • Alivia perfeitamente os sintomas que acompanham a menopausa.
  • A semente de linhaça também é usada em cosméticos. Graças às suas propriedades especiais, suaviza, hidrata e cura problemas de pele como o eczema, a acne e até mesmo a dermatite atópica.
  • A sua aplicação fortalece e hidrata o cabelo e previne a perda de dentes e a quebra das unhas.
  • Regula e melhora o funcionamento dos intestinos e de todo o aparelho digestivo, tornando-o mais fácil de defecar.
  • Devido ao elevado teor de fibra alimentar, suporta o processo de perda de peso. A sua utilização e adição aos alimentos contribuem para uma sensação de saciedade duradoura, pois incha o estômago e cobre as suas paredes.
  • Ao melhorar a digestão dos alimentos, a intensidade dos processos metabólicos aumenta.
  • A presença de ácidos Omega-3 favorece a correcta circulação sanguínea.

Sementes de linho como suplemento dietético

Sua aplicação é versátil. Pode ser usado tanto quente como frio. Receitas muito interessantes com o uso de linhaça são estas:

Sobremesa com frutas, mel e linhaça

  • Pêssego 160 g (2 peças),
  • Queijo natural país 90 g (4½ colheradas), Laranja 10 g (0,1 pcs.),
  • chia sementes ou sementes de linho 20 g (4 colheres de chá)

Preparação:

Corte o pêssego ao meio e retire as sementes. Disponha duas metades em placas separadas. Queime a pele de laranja com água a ferver e corte-a em cubos. Misture o queijo do campo com a casca da laranja e recheie as metades do pêssego com ela. Você pode assar as sementes de ouro em uma frigideira seca enquanto mexe. Polvilhe os pêssegos com sementes.

Abacate couscous mingau de abacate

  • Grumos 39 g (3 colheradas),
  • Abacate 50 g (0,4 peças),
  • Tomate 130 g (1 média),
  • chia sementes ou sementes de linho 5 g (1 colher de chá),
  • Limão 10 g (0.1 pcs.),
  • Especiarias 2 g (1 pitada)

Preparação:

Verta água a ferver sobre o cuscuz, reserve durante 5 minutos para inchar e, em seguida, mexa com um garfo. Adicione os tomates picados, abacates e sementes de girassol ao cuscuz. Tempere com sal, pimenta e manjericão. Adicione o suco de limão e misture.

Salada de arroz, frango e abacaxi

  • Peito de frango 65 g,
  • Milho em lata 24 g (1,6 colheradas),
  • Arroz integral 24 g (1,6 colheradas),
  • Ananás fresco ou enlatado 24 g (0,8 fatias),
  • Pimentão 48 g (0,2 unidades.),
  • chia sementes ou sementes de linho 4 g (menos de uma colher de chá),
  • Óleo 4 g (menos de uma colher de chá).
  • Especiarias 1 g (0,8 pitadas)

Preparação:

Misture o azeite com a pimenta, a malagueta e o sal. Cubra a galinha na marinada. Adicione à água fervente e cozinhe por cerca de 10-15 minutos. Cozinhe o arroz. Congelar as sementes numa frigideira seca. Corte em cubos o ananás e a pimenta. Misture todos os ingredientes.

Vale a pena notar que a semente de linho é mais barata, o que não significa que seja um substituto pior para as sementes chia, ou seja, a salva espanhola. Tal como as sementes chia, as sementes de linho têm propriedades espessantes e de absorção de água. Por esta razão, as dietas saudáveis são frequentemente utilizadas em edifícios e medusas. É uma solução muito mais saudável do que o pó pré-fabricado, tem as suas próprias vantagens para a saúde e é uma boa ideia para uma sobremesa doce mas com baixas calorias.

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